Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Fórum de Santa Luzia passa por simulação de incêndio

Ação busca preparar equipes para situações de emergência


- Atualizado em Número de Visualizações:
Pessoas em frente ao Fórum, após simulação
Bombeiros e brigadistas de Santa Luzia orientaram magistrados e servidores e simularam prestação de socorro a vítimas

A Assessoria de Bombeiros Militares (ASBM), vinculada ao Centro de Segurança Institucional (Cesi) do Judiciário estadual mineiro, realiza em julho quatro ações voltadas para o incentivo e o aprimoramento de ações de segurança contra incêndio e pânico nas edificações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Veja o álbum no Flickr.

A primeira ocorreu na tarde desta quarta-feira, 3 de julho, no Fórum Desembargador Pedro Viana, na Comarca de Santa Luzia. A atividade de evacuação do prédio foi concluída em menos de cinco minutos, com a participação de aproximadamente 250 pessoas e 27 brigadistas. A última simulação na comarca ocorreu em 2015.

Pessoas em gramado na frente do Fórum veem pessoa ser atendida
Além de abandonar a edificação seguindo regras de segurança, os participantes assistiram a procedimentos de resgate

Os simulados fazem parte da formação da brigada de incêndio do TJMG e têm por objetivo treinar toda a população das edificações para o caso de uma evacuação de emergência em decorrência de um incêndio.

O capitão da Brigada Militar, Marcos Vinicios de Assis, explica que a realização de simulados é uma exigência legal e tem por objetivo reduzir possíveis danos causados em um eventual acidente. Todo o procedimento adotado é seguro e segue um rito planejado e supervisionado, diz.

As unidades de brigadistas no TJMG são formadas por servidores e terceirizados. No simulado, as orientações conhecidas nos cursos de formação são colocadas em prática.

Com colete, brigadistas orientam pessoas no interior do fórum
Brigadistas, que têm o objetivo de ajudar a evitar o pânico, treinaram a resposta a situações de emergência

Ao final, uma ata é registrada com apontamento de aspectos positivos e negativos encontrados durante a realização do simulado. Essas informações serão levadas a setores específicos do TJMG para solucionar entraves à segurança contra incêndio e pânico nas unidades prediais.

Cronograma

Na próxima sexta-feira, 5 de julho, o simulado com ações de prevenção contra incêndio será realizado no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem. Na próxima terça-feira, 9 de julho, é a vez do Fórum Desembargador Assis Santiago, em Ribeirão das Neves, e na sexta-feira, 12 de julho, do Fórum Caio Nelson de Sena, em Betim.

Os simulados já foram realizados nas unidades Sede, Raja Gabaglia e Goiás, em Belo Horizonte, Uberlândia, Divinópolis, São João del-Rei e Itabira, entre outros.

Segurança

Alguns procedimentos devem ser observados, em caso de abandono de prédio: havendo alarme de incêndio, os ocupantes deverão abandonar as edificações, utilizando sempre as escadas de emergência para descer (retirando sapatos de salto) e seguindo as orientações dos brigadistas.

É importante não utilizar o elevador nem voltar para apanhar objetos, não se afastar dos outros e não parar nos andares, levar consigo os visitantes que estiverem em seu local de trabalho e ajudar as pessoas com mobilidade reduzida a sair.

Ao atingir o térreo, a recomendação é buscar local seguro, deixando a rua e as entradas livres para a ação dos bombeiros e do pessoal do socorro médico.

Veja mais fotos da simulação no Flickr do TJMG.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial