Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Bombeiros e brigadistas realizam simulação de emergência

Público presente no Fórum de Divinópolis participou de ação


- Atualizado em Número de Visualizações:

Magistrados, servidores, funcionários e o público externo presentes no Fórum Doutor Manoel de Castro dos Santos, em Divinópolis, participaram, na quinta-feira, 10 de maio, de uma simulação de abandono de edificação em caso de incêndio ou perigo. A atividade é uma parceria do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com o objetivo de preparar os usuários dos prédios para situações de emergência e disseminar práticas de segurança e prevenção.

 

Às 15h, com o soar dos alarmes, em torno de 300 pessoas deixaram o edifício de seis andares, sob a coordenação do tenente Rômulo Henrique Barbosa Jorge, do sargento José Zito da Silva Filho e dos 40 brigadistas. A data escolhida foi um dia de funcionamento normal. 
 

 

Os bombeiros simularam um combate a incêndio e o resgate de uma pessoa fazendo rapel na fachada do edifício. A ação contou com o apoio de um caminhão autobomba do 10º Batalhão de Bombeiros Militar de Divinópolis e de veículo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

Foram sete minutos para a retirada de todas as pessoas, sete minutos para a chegada dos bombeiros e nove minutos para a vinda do Samu, oito minutos para a prestação dos primeiros socorros e o procedimento de salvamento, totalizando 27 minutos até o retorno às atividades.

noticia-brigada-de-incendio-divinopolis.jpg
O juiz Marcelo Paulo Salgado agradece a colaboração de todos no simulado

Preparação

 

De acordo com a servidora Sara Pereira Barros, da administração do fórum, os bombeiros estão acompanhando a capacitação dos brigadistas desde o ano passado, quando ocorreu o curso. “A simulação foi importante para nos mostrar na prática como deve ser a nossa conduta numa situação real de perigo”, explicou, acrescentando que avaliou a experiência como positiva e muito bem-sucedida.

noticia1-brigada-de-incendio-divinopolis.jpg
População evacuada do prédio observa procedimentos para resgate de vítima

Segundo o tenente Rômulo, esse é o primeiro simulado do ano, o terceiro no interior e o 13° desde o início da cooperação entre o CBMMG e o TJMG, em 2013. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quatro comarcas e 16 prédios já possuem brigadas. A necessidade do Judiciário estadual, de acordo com o bombeiro militar, é de 1.400 brigadistas.

 

O treinamento é coordenado pela Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Gabinete Militar do TJMG. O órgão atualmente é supervisionado pelo capitão bombeiro Marcos Vinícius de Assis. Ela é regulada pela Resolução 854/2017.

 

Segurança

 

Alguns procedimentos devem ser observados, em caso de abandono de prédio: havendo alarme de incêndio, os ocupantes deverão abandonar as edificações, utilizando sempre as escadas de emergência para descer (retirando sapatos de salto) e seguindo as orientações dos brigadistas.

 

É importante não utilizar o elevador nem voltar para apanhar objetos, não se afastar dos outros e não parar nos andares, levar consigo os visitantes que estiverem em seu local de trabalho e ajudar as pessoas com mobilidade reduzida a sair. Ao atingir o térreo, a recomendação é buscar local seguro, deixando a rua e as entradas livres para a ação dos bombeiros e do pessoal do socorro médico.