Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Varas de competência cível de BH estarão reunidas até dezembro

Prédio na Avenida Raja Gabaglia unificará atendimento


- Atualizado em Número de Visualizações:

Em 6 de novembro a Corregedoria-Geral de Justiça inicia a transferência das varas cíveis da capital para o prédio localizado na Avenida Raja Gabaglia, 1753, onde já estão funcionando as varas da fazenda, varas empresariais, e as Centrais de Cumprimento de Sentença (Centrases). Até o dia 17 de novembro, na ordem crescente de denominação, as primeiras 18 varas, incluindo a de precatórias cíveis, serão transferidas para o prédio da Raja Gabaglia. As demais começam a ser transferidas na primeira semana de dezembro, a fim de que todas estejam realocadas antes do recesso forense.

noticia Mudan_a das Varas C_veis.jpg
Reunião preparou servidores para alteração de endereço

Em reunião realizada com os magistrados titulares das varas cíveis da capital em20 de outubro, o juiz auxiliar da Presidência, Carlos Donizetti Ferreira da Silva, explicou que as gerências e coordenações da engenharia e gestão predial, informática, controle do patrimônio imobiliário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a de controle de bens e serviços do Fórum Lafayette têm atuado em conjunto a fim de cumprir o calendário proposto.

noticia2Mudan_a das Varas C_veis.jpg
Representando o presidente Herbert Carneiro, o juiz Carlos Donizetti garantiu que varas cíveis estarão na Raja até dezembro de 2017

Ele ainda destacou que o presidente Herbert Carneiro determinou que a estrutura operacional e administrativa do TJMG fique à disposição da Corregedoria e da Direção do Foro de Belo Horizonte para garantir que todas as varas cíveis estejam instaladas no novo endereço ainda neste ano.

 

Na reunião em que foi apresentado pela primeira vez o cronograma de transferência das varas, o juiz auxiliar da Corregedoria e diretor do foro de Belo Horizonte, Marcelo Rodrigues Fioravante tranquilizou os magistrados quanto ao acesso aos processos durante o período, anunciando que será publicado ato normativo pela Corregedoria para suspensão de prazos de forma escalonada, em função da data de mudança física das varas.

noticia3 Mudan_a das Varas C_veis.jpg
O diretor do foro Marcelo Fioravante apresentou o cronograma e os procedimentos necessários para a transferência das varas

Na última segunda feira, 23 de outubro, o diretor do foro se reuniu com os escrivães das varas cíveis da capital, para orientação quanto aos procedimentos jurídicos, administrativos e operacionais que se farão necessários a partir do dia 6 de novembro.

 

Entre essas medidas, ele citou a suspensão de prazos e a necessidade de separar e identificar os processos para o transporte, além de sugerir que as varas aproveitem a oportunidade para separar os autos que estão aptos a serem arquivados e que, portanto, não precisam ser transportados para o novo endereço.

noticia4 Mudan_a das Varas C_veis.jpg
Escrivães tiveram acesso às plantas das novas instalações e oportunidade de informar sobre as vantagens da mudança

A transferência das varas, antes prevista para ser concluída no início de 2018, foi antecipada para reduzir o tempo necessário à adaptação ao novo local e minimizar, para servidores e usuários, os transtornos inerentes à mudança.

 

O diretor do foro da capital ressalta que a concentração, no mesmo prédio, das varas cíveis e de fazenda, que chegaram a ocupar quatro endereços diferentes, desonera o Tribunal de Justiça das despesas de aluguel com imóveis de terceiros, gera economia e melhoria da eficiência da gestão jurisdicional e administrativa das varas, reduz os deslocamentos e o trabalho dos operadores do Direito.

 

Será publicado um ato normativo da Corregedoria suspendendo, de forma escalonada, os prazos processuais, de acordo com o cronograma de transferência das varas. O período de suspensão de prazos compreenderá o dia anterior até o terceiro dia após a transferência física das varas.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom

TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br

facebook.com/TJMGoficial/

twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial