Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG publica manual em braile para seus servidores

Equipe do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) entrega manual para presidente do TJMG e faz um balanço do sistema


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O Manual “Principais Funcionalidades do SEI” em braile, elaborado pela servidora e portadora de deficiência visual Ana Paula de Oliveira Pereira, foi distribuído aos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que sabem ler esse alfabeto.

Uma cópia da edição foi entregue hoje, 6 de dezembro, ao presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, em agradecimento pelo apoio à iniciativa. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é a ferramenta adotada pelo TJMG para gerir e processar eletronicamente documentos, expedientes e processos administrativos.

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Presidente elogiou a iniciativa
 

A ideia surgiu durante um treinamento exclusivo para servidores com deficiência visual em que a servidora foi também instrutora, junto com o gerente responsável pela implantação do SEI, Fernando Rosa de Sousa. Com o auxílio de um software de leitura da tela do computador, 31 servidores com deficiência visual da capital puderam acompanhar o treinamento de forma mais confortável e adaptada às suas limitações. Veja matéria.

 

Ana Paula, que trabalha na Coordenação de Protocolo e Controle de Expedientes da Corregedoria (Corprot), avalia a iniciativa do Tribunal, que tem servido de modelo para outras instituições. “A vantagem é que se trata de um resumo do que foi ensinado no treinamento, redigido exclusivamente para as pessoas cegas, ou seja, não há referências visuais que não podemos localizar na tela”, disse a servidora.

 

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Leitura em braile facilita acesso ao sistema

 

Balanço da implantação do SEI

 

Há um ano em funcionamento, o SEI começou a ser implantado na capital e acabou de chegar ao interior, integrando todas as comarcas de Minas e a Segunda Instância. No balanço apresentado pela equipe do SEI ao presidente do TJMG e ao 2º vice-presidente, desembargador Wagner Wilson, foram ressaltadas a economia com papel, impressão e transporte de documentos administrativos. Quanto aos números, quase 24 mil usuários criaram 72 mil documentos, estando 17 mil ativos.

 

O presidente do TJMG elogiou a eficiência do sistema e lembrou que, quando era juiz na Comarca de Jacinto, um ofício poderia demorar até 20 dias para chegar ao seu destino. “Vejo com muita satisfação os projetos que chegam ao interior, integrando as comarcas à capital. O sistema é ágil e facilita muito a assinatura e tramitação dos documentos”, ressaltou o presidente.

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Equipe do SEI faz balanço do sistema

 

Participaram da reunião o diretor da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged), André Borges Ribeiro, o gerente responsável pela implantação do SEI, Fernando Rosa de Souza, e a coordenadora de implantação do SEI, Fernanda Mendes.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
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