Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG promove etapa da Oficina Jurídica e Gerencial em Belo Horizonte

Atividade realizada pela Ejef reuniu magistrados, assessores, gerentes de secretarias e servidores


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef/TJMG), promoveu nesta sexta-feira (30/9) a etapa da Oficina Jurídica e Gerencial de Belo Horizonte.

A atividade reuniu magistrados, assessores, gestores e servidores do núcleo regional da Ejef da capital e da 2ª Instância, visando o debate e a análise de temas do Direito, gerenciais e humanossociais  para troca de experiências e conhecimento.

Not-oficinaEjef.jpg
Etapa de Belo Horizonte foi realizada nesta sexta-feira (30/9) (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Na abertura do evento, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial, desembargador Renato Luís Dresch, destacou a importância do trabalho, considerando a necessidade dos participantes promoverem discussões durante o aprendizado. 

“Estamos em debate e discussão. Por isso a gente fomenta muito e temos uma metodologia ativa de debate entre todos”, disse, lembrando que esta é a terceira etapa da oficina, já anteriormente realizada em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, e Pouso Alegre, no Sul de Minas. 

O 2º vice-presidente também aproveitou o momento para dar as boas-vindas aos novos servidores que foram convocados para o evento. “Especialmente para eles, quero dizer que ninguém é uma peça, nós somos um todo. Nós somos o tribunal. E vocês que estão chegando também são o tribunal. Precisamos pensar nesse pertencimento”, disse. 

Também participaram da solenidade de abertura a superintendente adjunta da Ejef/TJMG, desembargadora Lílian Maciel; o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Carlos Márcio Macedo; o diretor executivo da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental do TJMG (Dirged), Fernando Rosa; e a diretora executiva em exercício da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Lorena Assunção Bellezza Colares. 

Conteúdo

Durante a primeira etapa, gerencial, os presentes participaram de palestras e oficinas, onde foram abordados temas relacionados à gestão de documentos, processos e pessoas. No decorrer da primeira apresentação, o diretor executivo da Dirged, Fernando Rosa, apresentou, para conhecimento dos servidores, o que produz e quais são os processos realizados pela diretoria.

Not-oficinaEjef-DrRobert.jpg
Tema “Resultados alcançados - gestão de processos e gestão de pessoas” foi tratado pelo juiz da 5ª Vara Cível de Betim, Robert Lopes de Almeida (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Em seguida, o tema “Resultados alcançados - gestão de processos e gestão de pessoas” foi tratado pelo juiz da 5ª Vara Cível de Betim, Robert Lopes de Almeida, com mediação feita pelo juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Carlos Márcio Macedo. Foram destacadas a importância do gestor líder e do ritual de gestão, que não pode perder o foco. 

“Não vamos pensar naquilo que não podemos fazer. O que não depende de mim, eu não posso me preocupar porque não vou conseguir solucionar”, disse o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, alertando sobre a importância da administração do tempo. 

Oficina 

Após as palestras, os participantes foram divididos em seis grupos, onde foram desafiados a apresentar propostas e soluções para problemas apresentados.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial