Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de formatura histórica do Curso de Formação de Oficiais da PMMG

Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant representou o presidente José Arthur Filho


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-descaldeirabrant2.jpg
O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, na solenidade da PMMG  (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O superintendente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta sexta-feira (2/12), na solenidade de formatura do Curso de Formação de Oficiais – Aspirantes 2022, da Polícia Militar de Minas Gerais. O evento cívico-militar, que reuniu dezenas de autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos formandos, ocorreu na Academia da Polícia Militar (APM), no bairro Prado, em Belo Horizonte. Foi a maior formatura da história da PMMG, com 173 aspirantes diplomados, cuja turma recebeu o nome do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi médico da corporação.

not-descaldeirabrant5.jpg
Foram diplomados 173 aspirantes, divididos em seis turmas (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Os formandos, que tiveram como paraninfo o secretário geral de Governo e vice-governador eleito de Minas Gerais, Mateus Simões, compuseram seis turmas ao longo do curso do oficialato: Alpha, Bravo, Charlie, Delta, Echo e Fox-Trot. A programação da formatura iniciou-se pela manhã, com o culto de adoração na Igreja Batista da Lagoinha, e missa de ação de graças, na Igreja Padre Eustáquio, e foi encerrada, após a solenidade de diplomação, com um baile de gala oferecido aos novos aspirantes.

not-descaldeirabrant-formaturaPM1.jpg
O comandante da Academia da Polícia Militar, coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares; o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant; a defensora pública Emília Castilho, que representou a Defensora Pública Geral; o comandante Geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; e o procurador-geral de Justiça, Darcy de Souza Filho (Crédito: Divulgação/TJMG)

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant ressaltou a importância da participação do TJMG em um momento histórico da PMMG, com a maior formatura de oficiais da história da corporação. "Estou aqui representando o presidente, desembargador José Arthur Filho, e a Justiça no seio da Polícia Militar, nessa escola de formadores de opinião, de formadores de oficiais, da turma desse ano de 2022, que ostenta de forma orgulhosa o nome de Juscelino Kubitschek, que foi prefeito de Belo Horizonte, governador do Estado e presidente do Brasil", afirmou.

not-descaldeirabrant6.jpg
Solenidade reuniu diversas autoridades civis e militares na Academia da Polícia Militar de Minas Gerais (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, descreveu o momento como de muita emoção. "São 173 novos aspirantes que vão estar exercendo a sua função de liderança, de gerência, de gestão, nos diversos municípios do nosso estado, e isso fortalece a nossa instituição", disse.

not-comandantePM.jpg
O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, agradeceu a parceria constante do TJMG (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Ele também agradeceu a presença do TJMG. "Ficamos muito gratos pelo prestígio e a deferência do Tribunal, que está conosco nos acompanhando e nos fortalecendo desde os primeiros momentos, quando abrimos os concursos, e em todos os processos que vêm em seguida, e, finalmente, aqui, prestigiando nossa formatura, que é o coroamento do esforço e entrega que fazemos para a sociedade", frisou.

not-solenidadePMMG1.jpg
O presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador coronel PM Rúbio Paulino Coelho, também participou do evento (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Militar de Minas Gerais (TJMMG), coronel Rúbio Paulino Coelho, também presente, afirmou que a  solenidade foi "a realização de um sonho de muitos aspirantes que ingressaram no curso de formação de oficiais e, hoje, têm essa alegria de comemorar, junto com a família e companheiros, uma vitória extraordinária". "A partir de agora, são homens e mulheres formados para comandar nossa grandiosa Polícia Militar", ressaltou.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial