Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG instala 3º Tribunal do Júri em BH

Nova unidade concretiza atenção da instituição à área penal e à Primeira Instância


- Atualizado em Número de Visualizações:

Foi instalado na manhã de hoje, 17 de maio, o 3º Tribunal do Júri da Comarca de Belo Horizonte. A solenidade foi realizada no Fórum Lafayette e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Geraldo Augusto de Almeida, e do corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça.

noticia-2-inaugura_ao-3-tribunal-do-juri.jpg
 

Também participaram da solenidade de instalação o corregedor-geral de justiça e vice-corregedor-geral de justiça eleitos, respectivamente, desembargadores Saldanha da Fonseca e Corrêa Camargo, o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, o juiz diretor do foro de Belo Horizonte, Marcelo Rodrigues Fioravante, juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria, magistrados, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil/Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar, (OAB/MG) e servidores.

 

Veja aqui mais fotos da solenidade.

 

O 3º Tribunal do Júri foi criado pela Resolução 874/2018, que também redefiniu as competências de cada um dos três tribunais do júri de Belo Horizonte. O primeiro e o terceiro irão realizar julgamentos em plenário dos processos atribuídos ao 1º Tribunal do Júri – Sumariante.  O segundo irá julgar processos designados ao 2º Tribunal do Júri – Sumariante.

noticia-3-inaugura_ao-3-tribunal-do-juri.jpg
 

Em seu pronunciamento, o presidente Geraldo Augusto de Almeida afirmou que a instalação dessa nova unidade judiciária demonstra que o TJMG está atento às questões sociais e ao cenário de criminalidade que o País enfrenta. Ele destacou ainda o fato de o novo tribunal do júri “suavizar e minimizar o árido e específico trabalho dos serviços do júri e de combate à criminalidade”.

noticia-inaugura_ao-3-tribunal-do-juri.jpg
 

Ele lembrou o presidente Herbert Carneiro, falecido em 6 de abril: “Certamente ele estaria aqui instalando o 3º Tribunal do Júri. O presidente Herbert Carneiro sempre dedicou grande preocupação e parte da sua gestão à área penal, na qual era especialista”.

 

Para o corregedor Leite Praça, a instalação do 3º Tribunal do Júri era uma medida realmente necessária. “A população cresceu muito, a criminalidade, infelizmente, cresceu também. Esperamos que com essa medida possamos desafogar a pressão que existe sobre a área criminal da capital”, afirmou.

noticia-1-inaugura_ao-3-tribunal-do-juri.jpg
 

Ele destacou também que a área criminal recebeu especial atenção da Corregedoria durante a atual gestão. Ele citou como exemplo a criação da 4ª Vara de Tóxicos e da Vara Especializada em Crimes contra a Criança, ambas em Belo Horizonte, sem geração de custos, apenas alterando competências de unidades judiciárias e realocando cargos já existentes.

 

Aumento da produtividade

 

Desde agosto de 2017, o TJMG tem realizado sessões extras de julgamento nos dois tribunais do júri de Belo Horizonte. A inciativa fez parte do programa Julgar, que tem como proposta aumentar a produtividade principalmente nas comarcas com maior número de demandas nas varas criminais. A instalação do 3º Tribunal do Júri torna definitivo esse esforço extraordinário.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial