Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJ institui núcleo para detectar demandas fraudulentas

O Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas (Numopede) foi criado pela Portaria 5.029


- Atualizado em Número de Visualizações:

O corregedor-geral de justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador André Leite Praça, publicou a Portaria 5.029/2017, que institui o Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas (Numopede). O núcleo tem como finalidade detectar demandas fraudulentas e buscar meios para o enfrentamento do problema.

O juiz Guilherme Lima Nogueira da Silva, auxiliar da Corregedoria e membro do Numopede, explica que demandas fraudulentas são processos utilizados para fins distintos daqueles expressos na petição inicial. Ele explica que elas são aquelas não relacionadas a um conflito material e, portanto abusam do direito de acesso à justiça. Sua função é monitorar e identificar esse tipo de demanda com o objetivo de propor soluções. “O Judiciário perde tempo analisando demandas artificiais, enquanto poderia estar solucionando uma demanda real”, concluiu.

O núcleo terá, entre outras, as seguintes atribuições: monitorar demandas dos serviços judiciários, notariais e de registro; identificar demandas fraudulentas e outros eventos atentatórios à dignidade da Justiça, inclusive por meio da centralização do recebimento de notícias de condutas fraudulentas reiteradas; identificar as boas práticas relacionadas ao tema e propor medidas de cooperação técnica com outras entidades, tais como a OAB.

O Numopede será composto pelo juiz auxiliar da Corregedoria superintendente adjunto de planejamento da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justiça, que o presidirá; por três juízes auxiliares da Corregedoria, sendo um titular de vara da capital, um do Juizado Especial de Belo Horizonte e um titular de vara do interior; pelo servidor titular da Secretaria de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (Seplan); e pelo servidor titular da Diretoria Executiva da Atividade Correicional (Dircor).

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br

facebook.com/TJMGoficial/

twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial