Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Sessão solene no TRE-MG homenageia desembargadores

Rogério Medeiros e Pedro Bernardes entraram na galeria de ex-presidentes da Corte Eleitoral


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

 

Tela de videoconferência mostrando solenidade no TRE
Retratos dos desembargadores passam a compor galeria dos ex-presidentes da Corte Eleitoral (Crédito: Divulgação/TJMG)

Uma sessão solene nesta quinta-feira (25/2), feita por videoconferência e com parte da cerimônia realizada presencialmente, registrou a aposição dos retratos dos ex-presidentes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Os desembargadores Rogério Medeiros e Pedro Bernardes estiveram à frente da Corte Eleitoral, respectivamente, de junho de 2019 a junho de 2020 e de junho de 2018 a junho de 2019.

Na abertura, o presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, destacou a qualidade da administração dos dois ilustres colegas, por quem ele manifestou seu respeito e admiração, e a necessidade de fazer memória da competência e da responsabilidade com que desempenharam a liderança do Tribunal. Ele parabenizou os homenageados por sua atuação.

Tela mostra magistrado
O desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE, realçou a relevância da contribuição dos homenageados (Crédito: Divulgação/TJMG)

“Mais que um momento para a aposição de retratos, esta solenidade presta-se a justas e merecidas homenagens às valorosas contribuições que esses eminentes magistrados trouxeram ao TRE-MG, imprimindo sua marca na história desta Casa. Ambos continuam a mostrar seus talentos em suas brilhantes carreiras, e nos servem de referenciais. Em suas gestões, enfrentaram enormes desafios com comprometimento, seriedade e dedicação”, frisou.

O desembargador Rogério Medeiros, em seu pronunciamento, feito em nome dos dois retratados, agradeceu aos colegas pelo reconhecimento e pelo grande apoio em seu período como presidente e vice-presidente. Foi bastante exigente, segundo ele, a presidência da Corte Eleitoral mineira durante as eleições de 2008, com uma avalanche de ódio e de fake news que atingiram até mesmo a urna eletrônica.

“Onde posso, até mesmo em rodas de família e de amigos, defendo essa tecnologia admirada no mundo inteiro, que continua sendo uma vítima inocente de ataques irracionais. O sistema eleitoral brasileiro é seguro, confiável e ágil, também graças a esse equipamento”, pontuou.

Sobre as dificuldades superadas, ele ressaltou o aspecto positivo diante da missão cumprida. “Gosto muito de recordar uma bela frase de Gabriel García Márquez em O Amor nos Tempos do Cólera: ‘A memória do coração elimina as más lembranças e enaltece as boas e (...) graças a esse artifício conseguimos suportar o passado.’ Nosso passado aqui é mais de alegria e recompensas do que de sofrimento ou tristezas”, concluiu.

Tela mostra magistrado
Presidente entre junho de 2019 e junho de 2020, o desembargador Rogério Medeiros falou em nome dos homenageados (Crédito: Divulgação/TJMG)

O evento contou com a participação do 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Newton Teixeira Carvalho; do vice-presidente do TRE-MG e corregedor regional eleitoral, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; do superintendente administrativo adjunto, José Arthur Filho; do presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz; do procurador-geral de justiça, Jarbas Soares Júnior; do superintendente de Gestão Predial, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini; dos desembargadores Alberto Henrique, Luiz Carlos Gomes da Mata, Maurício Torres Soares, entre outras autoridades e familiares e amigos dos magistrados homenageados.

Também acompanharam os trabalhos integrantes do Tribunal Regional Eleitoral: o juiz federal Itelmar Raydan Evangelista, os juízes Luiz Carlos Rezende e Santos e Cláudia Aparecida Coimbra Alves e os juristas Marcelo Vaz Bueno e Patrícia Henriques Ribeiro.