Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente prestigia casamento comunitário realizado por Defensoria

Iniciativa permitiu que casais celebrassem gratuitamente sua união civil


- Atualizado em Número de Visualizações:

Fotografia, troca de alianças e certidão de casamento nas mãos. O dia 23 de junho de 2017 vai deixar saudades na vida de cerca de 1.010 casais que participaram do casamento comunitário realizado nesta manhã, no Mineirinho, em Belo Horizonte. Promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o evento contou com a parceria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça, além de outras instituições. Veja mais fotos do evento no Flickr.

 

O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, e a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, entre outras autoridades, prestigiaram a cerimônia. Na ocasião, foi assinado termo de cooperação técnica entre o TJMG e a Defensoria para o registro civil de todos os novos casais. Participaram da mobilização os Ofícios de Registro das Pessoas Naturais do 1°, 2°, 3° e 4° Subdistrito e os Ofícios de Registro de Pessoas Naturais do Barreiro e de Venda Nova.

 

Elogiando a iniciativa da DPMG, por seu caráter de cidadania, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, lembrou que as relações humanas são essenciais à sociedade e os laços familiares são a base dela e, por isso, recebem proteção especial do Estado. “Um casamento não é meramente uma cerimônia, mas um extraordinário passo”, afirmou. Ele destacou que se sentia alegre por participar de um momento tão único para aquelas pessoas. “Gostaria de parabenizar os noivos e desejar-lhes realizações para vocês e para suas famílias, sobretudo os filhos – caso os tenham ou venham a ter –, que tanto alegram e engrandecem a vida do casal”, declarou, desejando felicidade a todos.

 

O casamento, com direito a tapete vermelho, dama e pajem, marcha nupcial executada pela banda da Polícia Militar, cabine de foto, bênção ecumênica e bem-casados, atraiu um grande público ao estádio. Ainda na cerimônia, houve botão de rosa para as noivas, bolo falso, sorteio de diária em hotel, entre outras surpresas.

 

Realizado a cada dois anos, o casamento comunitário tem como proposta garantir os direitos civis e fortalecer os laços afetivos dos casais. A iniciativa é aberta a pessoas, residentes em Belo Horizonte, que desejam se casar, incluindo aquelas que já vivem em união estável, e que não podem pagar as taxas legais. Esse ano, seis cartórios de registro civil da capital, supervisionados pela Corregedoria-Geral de Justiça, disponibilizaram suas equipes no ginásio. Na 1ª edição, em 2015, foram formalizadas 600 uniões. Outras edições do projeto já foram promovidas no interior do Estado.

 

Casais

 

Entre os participantes desse ano, há pessoas com necessidades especiais (deficientes visuais), casais jovens e também casais idosos, que viviam juntos há muitos anos e viram na iniciativa a oportunidade de formalizar a união civil. Entre os vários casais, há também aqueles desempregados e que tiveram a chance de concretizar um sonho há muito adiado. Em um ambiente de alegria, o estádio do Mineirinho reuniu, em um ideal comum, centenas de histórias.

 

Além do Tribunal de Justiça de Minas, o evento conta com o apoio do Governo do Estado, Polícia Militar, Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Sindicato Intermunicipal das Empresas de Bufê de Minas Gerais (Sindbufê-MG), DPVAT, Sicoob-Jus-MP, Rede Globo, MRV Engenharia, Artes em Vídeo e Artfas Cerimonial & Promoções.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG 
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial