Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente participa de encontro em São Paulo

Evento reúne presidentes de tribunais de justiça


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia01_encontro-presidentes-tjs-do-brasil-22-02-19.jpg
Presidentes de Tribunais de Justiça se encontram em São Paulo e discutem assuntos de interesse do Judiciário estadual

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, participou na quinta-feira, 21 de fevereiro, da abertura do Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça, em São Paulo.  Estão reunidos na capital paulista os magistrados responsáveis pela gestão dos Tribunais de diversos Estados da Federação e do Distrito Federal, com o objetivo de compartilhar experiências, fomentar inovação e estreitar cooperação institucional entre os órgãos.

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Eustáquio Martins, proferiu a palestra magna do encontro, com o tema “Fortalecimento do Judiciário sob a ótica do Conselho Nacional de Justiça”. Humberto Martins destacou a importância da união dos tribunais e abordou o papel do CNJ, em especial a atuação da Corregedoria Nacional.

“A cidadania plena somente será alcançada com um Judiciário forte, acreditado e independente”, disse ele. Para tanto, afirmou que os tribunais e as corregedorias precisam ter meios para concretizar uma administração participativa e moderna e ressaltou a relevância do encontro realizado em São Paulo. 

Além do presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, estavam presentes os presidentes de tribunais estaduais Claudio De Mello Tavares (Rio De Janeiro); Leonardo de Noronha Tavares (Pará); Adalberto de Oliveira Melo (Pernambuco); Walter Carlos Lemes (Goiás); Carlos Alberto Alves da Rocha (Mato Grosso); Washington Luis Bezerra de Araújo (Ceará); Márcio Murilo da Cunha Ramos (Paraíba); Sebastião Ribeiro Martins (Piauí); João Batista Rodrigues Rebouças (Rio Grande do Norte); Tutmés Airan de Albuquerque Melo (Alagoas); Osório de Araújo Ramos Filho (Sergipe); Yedo Simões de Oliveira (Amazonas); Adalberto Jorge Xisto Pereira (Paraná); Francisco Djalma da Silva (Acre); Paschoal Carmello Leandro (Mato Grosso do Sul); Romão Cícero de Oliveira (Distrito Federal); Carlos Augusto Tork de Oliveira (Amapá); e Helvécio de Brito Maia (Tocantins).

Sexta-feira

Na programação da sexta-feira, está previsto um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Tóffoli. A palestra de encerramento, “A Independência do Poder Judiciário como Pilar Estruturante da Democracia”, será proferida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial