Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente Gilson Lemes participa de reunião com STF

Ministro Luiz Fux convocou audiência com lideranças das Cortes de Justiça


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Magistrado participa de videoconferência
O presidente Gilson Soares Lemes participou de encontro com o ministro Luiz Fux

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, participou nesta terça-feira (30/9) de uma audiência, via webconferência, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, que assumiu o cargo no último dia 10.

O encontro reuniu presidentes dos Tribunais de Justiça dos estados, Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais Eleitorais e Tribunais Regionais do Trabalho. Na videoconferência, o presidente do Supremo anunciou o desenvolvimento de uma nova plataforma para a gestão da jurisdição digital, o projeto Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ).

noticia1-presidente-conselho-de-presidentes-de-TJs.jpg
Desembargador Gilson Soares Lemes acompanhou o anúncio da criação do projeto Plataforma Digital do Poder Judiciário

“Estamos no limiar de uma nova revolução digital no Judiciário, e esse tema é importantíssimo para os dirigentes dos tribunais. Com a nova gestão do Processo Judicial eletrônico, pretendemos integrar todos os tribunais do País, mantendo o sistema PJe como sistema de processo eletrônico patrocinado pelo CNJ”, informou o ministro Luiz Fux.

Segundo o ministro, pretende-se estabelecer novas parcerias com os tribunais que não adotam ainda o PJe, mas que se colocam à disposição para o desenvolvimento comunitário da Justiça como um todo.

A nova plataforma funcionará em nuvem, com o objetivo de incrementar a interligação entre os vários sistemas eletrônicos dos tribunais do País, possibilitando que todos contribuam com as melhores soluções tecnológicas para aproveitamento comum.

noticia-luiz-Fux.jpg
O presidente do STF, Luiz Fux, deu boas-vindas aos magistrados na condição de chefe da Suprema Corte brasileira 

O PJe será incentivado e modernizado. A partir da implantação do projeto Plataforma Digital do Poder Judiciário, serão disponibilizadas novas funcionalidades que permitirão maior interação e comunicação do PJe com os diversos sistemas de processo eletrônico hoje existentes nos tribunais. Por exemplo, o PJe será dividido em módulos (ou microsserviços) hospedados na nuvem, que poderão ser acoplados aos mais diversos sistemas hoje adotados.

Currículo

Luiz Fux graduou-se em Direito em 1976 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição pela qual também se tornou doutor em Direito Processual Civil e atuou como professor da cadeira de Processo Civil. Ingressou na magistratura em 1982. Em 2001, foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Dez anos depois, foi indicado para o STF. Além da carreira docente, tem quase 30 livros jurídicos publicados.

*Com informações do STF

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial