Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente entrega novos veículos à Corregedoria

Carros atenderão necessidades do interior e da capital


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, fez a entrega simbólica de oito Spins à Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ). O evento ocorreu na manhã de 19 de julho, na presença do corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; dos superintendentes de transportes, desembargadores Adilson Lamounier e Agostinho Gomes de Azevedo; do superintendente administrativo adjunto, desembargador Alberto Diniz Júnior, e do desembargador convocado Octávio de Almeida Neves.

 

Na ocasião, o presidente também anunciou que, diante do aumento das demandas do órgão, mais dois motoristas atuarão na CGJ. Os veículos serão utilizados para o transporte institucional, de representação e de serviço. Os primeiros se referem ao deslocamento do corregedor e de seus representantes, e o último, à condução de servidores e cargas. A Corregedoria-Geral de Justiça tem como atribuições a orientação e a fiscalização dos serviços judiciais e extrajudiciais das 296 comarcas mineiras.

carros-corregedoria.jpg
Da esq. para a dir., os desembargadores Agostinho Gomes de Azevedo, Octavio de Almeida Neves, o presidente Nelson Missias de Morais, o desembargador Adilson Lamounier, o corregedor Saldanha da Fonseca e o superintendente administrativo adjunto Alberto Diniz Júnior

Otimização

 

O presidente destacou que o objetivo da medida é a renovação paulatina da frota do TJMG, já que, como o passar dos anos, o desgaste dos carros torna-os antieconômicos, o que vai contra os princípios da boa administração pública e a Resolução 83/2009 do Conselho Nacional de Justiça.  “A priorização do primeiro grau é um dos compromissos do Judiciário estadual mineiro. Queremos que esses veículos atendam à atividade jurisdicional, aprimorem os nossos serviços e funcionem sempre de maneira adequada, respeitando critérios de economia e segurança para os usuários”, afirmou.

 

O corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca, agradeceu pelo empenho do presidente em dotar o órgão de condições ótimas para o desenvolvimento de seus trabalhos. “Esses carros vão servir aos juízes auxiliares e às equipes da CGJ, que percorrem o Estado para realizar correições e sindicâncias, e também para implantar iniciativas como o processo judicial eletrônico (PJe) e outros sistemas informatizados, e o desdobramento do planejamento estratégico nas comarcas. Nessas viagens, é necessário contar com veículos confiáveis”, argumenta.  

 

Economicidade

 

Responsáveis pela Superintendência de Transportes, os desembargadores Agostinho Gomes de Azevedo e Adilson Lamounier enfatizam que essa entrega qualifica a Corregedoria a cumprir suas atividades com excelência. “A modernização da frota permite que ofereçamos ao cidadão presteza, eficiência e economicidade. Como têm uma rotina de grandes e repetidos deslocamentos, os carros se encontravam num estado que, a perdurar, poderia pôr em risco seus ocupantes”, afirma o desembargador Agostinho Gomes de Azevedo.

 

Segundo o desembargador Adilson Lamounier, no âmbito do poder público é importante renovar regularmente os carros porque o uso excessivo tende a exigir manutenção ostensiva e onerosa, e, com a diversificação das exigências, modelos antigos podem tornar-se obsoletos e contraproducentes diante do surgimento de avanços tecnológicos. A Portaria 2.352/2009 regulamenta a questão do transporte no Judiciário mineiro.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial