Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG prestigia lançamento do Programa FOCO Eleitoral

Iniciativa irá capacitar magistrados e servidores para atuarem nas eleições de 2022


- Atualizado em Número de Visualizações:
not2---palestra-TRE-Anastasia--GILSON-DISCURSANDO--27.09.21.jpg
O presidente Gilson Soares Lemes participou do lançamento do Programa FOCO Eleitoral, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral - TRE/MG (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, participou, nesta segunda-feira (27/9), do lançamento do Programa FOCO Eleitoral, iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

O presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln, esclareceu que o FOCO Eleitoral tem o objetivo de oferecer capacitação constante a juízas e juízes, servidoras e servidores do TRE-MG em temas ligados às atividades da Justiça Eleitoral, para que estejam cada vez mais preparados para exercer suas funções e prestar bons serviços à sociedade. “O objetivo é nos preparamos para realizar com êxito as eleições de 2022.”

Para marcar o lançamento do programa, o senador mineiro Antonio Anastasia proferiu palestra e abordou o tema “Desafios Contemporâneos do Estado Brasileiro”.

O presidente Gilson Soares Lemes comentou que o senador Antonio Anastasia foi hábil na palestra, em que destacou a necessidade de uma reforma política, de uma gestão mais eficiente e do aumento da segurança jurídica no país. 

“Resta parabenizar os gestores do Tribunal Regional Eleitoral pelo trabalho que conduzirão com perfeição nas próximas eleições de 2022”, acrescentou o presidente.

not5---palestra-TRE-Anastasia--DISCURSO--ANASTASIA---27.09.21.jpg
O senador Antonio Anastasia falou sobre os desafios contemporâneos do Estado brasileiro ( Crédito : Mirna de Moura/TJMG )

Programa FOCO

A juíza Lívia Borba, diretora da Escola Judiciária Eleitoral, ressaltou que “o Programa FOCO Eleitoral é o principal projeto da atual gestão do TRE". Temas como segurança do processo eletrônico de votação e desinformação são muito atuais e merecem uma reflexão”, disse.

Na etapa que começa em outubro, o eixo do programa dedicado às magistradas e magistrados terá três módulos, abordando os temas "relacionamento com mídias e redes", "segurança do processo eletrônico de votação" e "desinformação". Já o eixo para as servidoras e servidores será centrado no dia a dia do cartório. Serão abordados assuntos como práticas cartorárias e procedimentos administrativos. Outros módulos, nos dois eixos, serão realizados em 2022.

A palestra que abriu as atividades do Programa FOCO Eleitoral pode ser acessada no canal do YouTube do TRE-MG.

Acompanharam a palestra e o lançamento do Programa FOCO Eleitoral o vice-presidente e vice-corregedor do TRE-MG, desembargador Maurício Torres Soares; o ex-presidente do TJMG desembargador Nelson Missias de Morais; as desembargadoras Mariangela Meyer, Ana Paula Caixeta e Paula Cunha e Silva; os desembargadores Ramom Tácio e Octávio Augusto De Nigris Boccalini e o juiz Paulo Tamburini.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial