Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG é homenageado no Dia de Minas Gerais

Ele foi agraciado com a Medalha Comemorativa no aniversário de 326 anos de Mariana


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, foi homenageado, neste sábado (16/7), em Mariana, com a Medalha Comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais, honraria outorgada pela Prefeitura Municipal da cidade histórica. Ele também atuou como orador oficial do evento.

not-presidenteMariana-discurso-mesa.jpg
Solenidade foi realizada neste sábado (16/7) na Praça da Sé, no Centro de Mariana, após missa celebrada na Igreja Nossa Senhora do Carmo (Crédito: Cecilia Pederzoli/TJMG)

A outorga é entregue a personalidades de destaque na data em que se comemora o Dia de Minas Gerais, com a transferência provisória da capital Belo Horizonte para Mariana, que neste sábado completou 326 anos, sendo o município mais antigo do Estado.

Além do presidente do TJMG, mais de 50 personalidades foram homenageadas com a Medalha Comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais, entre elas o desembargador José Mauro Catta Preta Leal.

A cerimônia foi precedida por missa realizada na histórica Igreja Nossa Senhora do Carmo. O presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho chegou a Mariana acompanhado do chefe de Gabinete da Presidência, Adriano da Silva Ribeiro. Eles seguiram para a Casa de Cultura de Mariana, onde foi servido um café, antes do início do evento, realizado na Praça da Sé, Centro da cidade. 

Orador oficial

Após receber a comenda das mãos do prefeito de Mariana, Ronaldo Alves Bento, o presidente foi novamente chamado ao palco para entregar medalhas para um grupo de homenageados. Orador oficial, ele falou em nome de todos os homenageados e citou um trecho da obra do escritor mineiro Guimarães Rosa: “Minas é a montanha, montanhas, o espaço erguido, a constante emergência, a verticalidade esconsa, o esforço estático; a suspensa região — que se escala. Atrás de muralhas, caminhos retorcidos, ela começa, como um desafio de serenidade. Aguarda-nos amparada, dada em neblinas, coroada de frimas, aspada de epítetos (...). O quanto que envaidece e intranquiliza, entidade tão vasta, feita de celebridade e lucidez, de cordilheira e história. De que jeito dizê-la? Minas: patriazinha. Minas — a gente olha, se lembra, sente, pensa. Minas — a gente não sabe”.

not-presidenteMariana2_discurso.jpg
Além de homenageado com a Medalha Comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais, o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho foi o orador oficial da cerimônia (Crédito: Cecilia Pederzoli/TJMG)

"Recorro à prosa poética do grande escritor mineiro Guimarães Rosa, que escreveu as palavras acima, para, neste 16 de julho, Dia do Estado de Minas Gerais, enaltecer a pluralidade, a beleza geográfica e a riqueza cultural e histórica deste estado", discorreu o presidente, que citou o longínquo ano de 1696, data que remonta à chegada a região da bandeira chefiada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça e que registra o nascimento da cidade", afirmou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho. "Uma data tão significativa para os mineiros que, para exaltá-la, esta cidade de Mariana volta a ser a sede do estado neste dia", acrescentou. 

Agradecimentos 

O presidente do TJMG disse ainda que se sentiu muito honrado por ser agraciado com a Medalha Comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais, em uma data cheia de simbolismos. "Sinto uma honra especial ainda por ter sido convidado para falar aqui, hoje, em nome de todas as personalidades que também recebem esta comenda, nesta magnífica Praça da Sé, cercada pela beleza enigmática e imponente desses edifícios do período colonial", ressaltou.

Ele destacou que representava na cerimônia não apenas todos os homenageados com a condecoração, mas o Poder Judiciário mineiro, na condição de presidente do segundo maior Tribunal de Justiça do Brasil. "Por isso, nesta data cívica criada para reverenciar a memória do estado, gostaria, em nome da Corte estadual mineira, de expressar nosso compromisso de, no âmbito de nossas atribuições, continuar contribuindo, diuturnamente, para fazer imperar, nas Alterosas, os ideais de justiça, liberdade e igualdade que se encontram na origem de Minas", afirmou.

not-presidenteMariana-cattapreta.jpg
Desembargador José Mauro Catta Preta Leal também recebeu a medalha comemorativa (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O presidente agradeceu a Prefeitura de Mariana, em nome do prefeito Ronaldo Alves Bento. "Parabéns a Mariana pelo seu dia. Parabéns a todos os agraciados com a Comenda do Dia de Minas. E parabéns a todos os mineiros, heróis ou anônimos, que, pelos séculos, vêm forjando as Minas Gerais", concluiu, sob aplausos. 

Ainda durante a solenidade, o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho entregou a mensagem do TJMG a respeito do Dia de Minas ao prefeito Ronaldo Alves Bento e ao presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Juliano Vasconcelos Gonçalves, que encerraram o evento com agradecimentos à presença de todos em mais um aniversário da cidade.

not-presidentemariana-entrega-mensagem.jpg
O presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho entregou a mensagem do TJMG sobre o Dia de Minas Gerais ao prefeito Ronaldo Alves Bento (à esquerda dele) e ao presidente da Câmara Municipal, vereador Juliano Vasconcelos Gonçalves ( Crédito : Cecilia Pederzoli/TJMG )

Presenças 

Também estiveram presentes no evento, os desembargadores do TJMG,  Caetano Levi e Jayme Silvestre Correa Camargo; o prefeito de Ouro Preto,  Angelo Oswaldo; o ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Minas Gerais, Sérgio Leonardo, que também foi homenageado; representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado e do Município, Policias Civil e Militar.

not-presidentemariana-homenageados.jpg
O presidente do TJMG entregou algumas medalhas e posou para fotos durante a solenidade, que marcou também os 326 anos de Mariana (Crédito: Cecilia Pederzoli/TJMG)

História 

O Dia de Minas Gerais, celebrado neste 16 de julho, é um marco da importância e da trajetória de mais de três séculos do estado. Simbolicamente a capital mineira é transferida para o município de Mariana. O ato é efetivado por meio de decreto.

A cidade de Mariana, que comemora hoje 326 anos, tem uma participação efetiva na história de Minas Gerais. Mariana foi a primeira vila (1711), a primeira capital (1712), a primeira cidade (1745) e a primeira diocese (1745) de Minas, sendo chamada de "primaz de Minas".

A Lei 7.561/1979 associou o dia 16 de julho ao Dia de Minas Gerais. Essa é a data atribuída à chegada de bandeirantes paulistas liderados por Salvador Fernandes Furtado de Mendonça, em 1696, quando foi encontrado ouro em um rio batizado de Ribeirão Nossa Senhora do Carmo. Às suas margens nasceu o arraial de Nossa Senhora do Carmo.

Dia de Minas

Em 16 de julho de 1977, o saudoso professor Roque José de Oliveira Camêllo, então membro da Casa de Cultura de Mariana - Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, durante a sessão comemorativa do 281º aniversário de Mariana, lançou a ideia de se instituir o 16 de Julho como data cívica estadual, recebendo o apoio do então presidente da Casa, historiador Waldemar de Moura Santos, dos acadêmicos, das autoridades municipais e da comunidade marianense.

Após o projeto ser encaminhado ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa, o governador Francelino Pereira dos Santos sancionou a Lei nº 7.561, em 19 de outubro de 1979, consagrando o 16 de Julho como Dia do Estado de Minas Gerais, no art. 256 da Constituição mineira.

Veja o álbum com mais imagens do evento.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial