Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG anuncia projeto para aprimorar prestação jurisdicional

Desembargador José Arthur Filho concedeu entrevista a duas rádios de Belo Horizonte


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur Filho, que tomou posse na última sexta-feira (1/7), concedeu, nesta segunda-feira (4/7), entrevistas às rádios Itatiaia e CBN, de Belo Horizonte, nas quais apresentou planos para a gestão do Judiciário no biênio 2022-2024. Com o objetivo de aprimorar a eficiência da prestação jurisdicional, ele anunciou a nova versão do Programa Justiça Eficiente: o Projef 5.0.

NOT---Entrevista-Radio-Itatiaia.jpg
No programa Rádio Vivo, da rádio Itatiaia, o presidente José Arthur Filho falou sobre a importância de um relacionamento cada vez mais próximo com a sociedade (Crédito: Divulgação TJMG)

De acordo com o presidente do TJMG, a iniciativa terá duas frentes. "Vamos, por um lado, lançar um olhar especial sobre a tecnologia, que é fundamental. E vamos criar também um braço mais social, porque eu acho que o Judiciário precisa não só prestar jurisdição, que é sua função primordial e essencial, mas também ter um olhar voltado aos hipossuficientes, às pessoas mais humildes, as quais precisamos focar na nossa gestão", disse.

O presidente José Arthur Filho afirmou ainda que, em relação ao aspecto social, a estratégia é criar no TJMG uma superintendência específica de relacionamento com a sociedade. "O Tribunal precisa se aproximar realmente da sociedade e ouvir os seus reclamos. Uma das nossas ideias é justamente fazer uma interlocução mais leve e mais direta com a sociedade", ressaltou.

O uso da tecnologia para melhorar o fluxo de trabalho e a qualidade dos serviços prestados pelo Judiciário mineiro, algo que tem crescido nos últimos anos, será intensificado nesta gestão, segundo o presidente José Arthur Filho. "Estamos finalizando a digitalização de todo nosso acervo físico de processos, e isso irá, obviamente, gerar maior eficiência na prestação jurisdicional, porque o juiz poderá despachar de onde estiver, em casa, em qualquer local, pela internet", disse.

"Além disso, estamos criando e potencializando um projeto para que comarcas que eventualmente não tenham juízes possam fazer audiências e oitivas de testemunhas e proferir sentenças aqui, no ambiente do tribunal. Com isso, poderíamos suprir a lacuna que lamentavelmente existe de 80 comarcas sem juízes", acrescentou.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial