Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Numopede debate melhorias para obtenção de dados em sistema de proteção ao crédito

Agilidade, segurança e economia estão entre os benefícios do sistema.


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-reuniao-serasa.jpg
Magistrados do NUMOPEDE recebem informações sobre o sistema SerasaJUD

O Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas (NUMOPEDE) instituído pela Corregedoria-Geral de Justiça para coibir ações fraudulentas e uso abusivo da Justiça recebeu nesta terça-feira, 30 de outubro, consultores do Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos). O objetivo do encontro foi debater melhorias quanto ao fluxo de informações entre o órgão de restrição ao crédito e os juízes.

 

A gerente do contencioso da SERASA EXPERIAN, Sani Cristina Guimarães, e o coordenador da gestão de mandados, Rodolfo Barbosa da Costa, explicaram que o SerasaJUD fornece dados com a segurança da certificação digital, eliminando solicitações em papel.  Entre os principais benefícios do sistema estão os prazos reduzidos (a resposta do SERASA pode ser enviada em 24 horas), redução de despesas de correios, segurança da informação devido ao uso obrigatório de certificação digital e redução de riscos relacionados a falsificações.

 

No encontro, o coordenador ressaltou a importância de sensibilizar magistrados para o uso do sistema que simplifica o envio e recebimento de informações como inclusão/baixa de negativações, solicitação de eventual endereço constante na base de dados, entre outros, de forma simples e gratuita.

 

Segundo a consultora, 85% dos pedidos nos Tribunais de Justiça já são encaminhados pelo SerasaJUD. Contudo, no TJMG, as solicitações por ofício ainda atingem 40% das demandas. A consultora disse que dúvidas podem esclarecidas pelo e-mail serasajud@br.experian.com.

 

A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Lívia Borba, que preside o NUMOPEDE, comenta a importância de articulação com todos os órgãos que possam auxiliar o combate a ações predatórias, como a Ordem dos Advogados, Ministério Público, dentre outros.

 

Acompanharam o encontro com os consultores do Serasa os juízes integrantes do NUMOPEDE, Eduardo Gomes dos Reis, Guilherme Lima Nogueira da Silva, Christyano Lucas Generoso, Mônica Silveira Vieira, Ricardo Torres Oliveira, e Sergio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial