Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Nota de pesar

Presidente do TJMG, Gilson Lemes, lamenta morte do ministro aposentado do STJ Hamilton Carvalhido


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-fachada-TJMG-15.01.2020.jpg
Presidente do TJMG, Gilson Lemes, lamenta morte do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Hamilton Carvalhido

 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, lamenta profundamente, em nome do Poder Judiciário estadual, a morte do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Hamilton Carvalhido, ocorrida neste domingo (17/1), em decorrência de complicações da covid-19.

“Expresso sinceras condolências à família, em nome do Poder Judiciário mineiro. É uma perda irreparável para o mundo jurídico”, afirmou o presidente Gilson Lemes.

O sepultamento, em Brasília, é reservado aos familiares e seguirá os protocolos de prevenção da covid-19. 

Hamilton Carvalhido nasceu em 10 de maio de 1941 no Rio de Janeiro. Tornou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro em 1963. No período de 1966 a 1999, atuou no Ministério Público fluminense.

Foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 1999 a 2011, tendo exercido a Presidência do STJ em períodos entre janeiro de 2009 a junho de 2010. Coordenou a Comissão de Juristas, instalada no Senado Federal, para elaborar o anteprojeto de reforma do Código de Processo Penal Brasileiro. Tornou-se ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2010 e exerceu a função de corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral em 2011.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial