Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Juízes entram em exercício como desembargadores convocados

Magistrados passam a atuar na 2ª e na 8ª Câmaras Criminais e na 12ª Câmara Cível


- Atualizado em Número de Visualizações:

Três juízes de direito entraram em exercício como desembargadores convocados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nesta segunda, 16 de setembro, no Gabinete da Presidência do TJMG. Veja mais fotos aqui.

noticia5-posse-juiz-convocado-jose-luiz-guilerme-renan-16.09.19.jpg
Os juízes José Luiz Faleiros, Guilherme de Azeredo Passos e Renan Carreira Machado foram convocados para atuar substituindo desembargadores no TJMG

O juiz Guilherme de Azeredo Passos passa a atuar na 2ª Câmara Criminal. O juiz José Luiz Moura Faleiros irá integrar a 8ª Câmara Criminal; e o juiz Renan Carreira Machado, a 12ª Câmara Cível.

Na oportunidade, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, assinou, junto com os magistrados, o termo de entrada em exercício dos juízes.

De acordo com o presidente, os magistrados são muito bem-vindos ao Tribunal. “É uma honra recebê-los nesta Casa. Esta convocação é muito importante, pois não poderíamos deixar ocorrer atrasos na prestação jurisdicional. Tenho certeza de que a contribuição dos senhores será valiosa também na Segunda Instância”, enfatizou.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura dos termos desembargadores do TJMG e familiares e amigos dos juízes convocados. 

Trajetórias

Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos, o juiz Guilherme de Azeredo Passos ingressou na magistratura em 1996, passando pelas Comarcas de Formiga, Aimorés, Itabira, Contagem e Belo Horizonte. Em 2009, passou a atuar na Vara de Execuções Penais, onde, além da função jurisdicional, representou o Tribunal de Justiça no Comitê de Política Criminal e Penitenciária do Estado de Minais Gerais (CIPP). Desde 2014, era titular da 5ª Vara Criminal de Belo Horizonte.

Natural de Itirapuã, no Estado de São Paulo, o juiz José Luiz de Moura Faleiros é formado pela Faculdade de Direito de Franca (SP). Ele ingressou na magistratura mineira em 1994 e, até ser convocado, era titular da 1ª Vara Criminal de Uberlândia.

O juiz Renan Carreira Machado é formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Atividades Essenciais à Administração da Justiça pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais. De 1998 a 2000 foi juiz no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e, a partir de 2000, no TJMG, tendo atuado nas Comarcas de Nanuque, Contagem e Belo Horizonte. Até ser convocado, era titular da 3ª Vara de Sucessões da capital.