Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Januária dedica semana à paz em casa

Comarca promove evento para mulheres e julga ações que envolvem a Lei Maria da Penha


- Atualizado em Número de Visualizações:

Além de concentrar, no período de 21 a 25 de agosto, os julgamentos dos processos que envolvem violência contra a mulher, a oitava edição da campanha Justiça pela Paz em Casa na Comarca de Januária contou com um grande evento dedicado ao público feminino. No dia 23 foi realizada a ação social “Mulheres em Foco: direito e cidadania” no Município de Itacarambi, que fica a 60 quilômetros da sede da comarca.

noticia 3 -justi_a-para-a-paz-em-casa-januaria.jpg

Na esfera jurisdicional, foram realizadas 58 audiências de instrução e julgamento, e 86 processos receberam sentença.  De acordo com a juíza Bárbara Lívio, todo esse trabalho foi possível graças ao esforço do Judiciário em conjunto com o representante do Ministério Público, Thiago Vinícius Teixeira Pereira, e da Defensoria Pública, Wagner Leal Queiroz.

noticia4 -justi_a-para-a-paz-em-casa-januaria.jpg

Em Itacarambi, foram ministradas palestras com temas relevantes para o universo feminino. A juíza Bárbara Lívio falou sobre o sistema de proteção às mulheres vítimas de violência de gênero. A magistrada explicou ao público a função de cada instituição no combate à violência doméstica e como as mulheres podem buscar o poder público para sua proteção. Ela lembrou algumas ações já realizadas na comarca para a diminuição desse tipo de violência, como o projeto Diálogos em Foco, que visa conscientizar condenados e aqueles que respondem a medidas protetivas sobre formas não agressivas para a solução de problemas familiares.

 

A delegada Brunna Jhyesse Silva e Brito proferiu a palestra “Lei Maria da Penha e seus reflexos sociais”, e a delegada Juliana Grace Guedes Antunes falou sobre educação de trânsito.

noticia2 -justi_a-para-a-paz-em-casa-januaria.jpg

Durante o dia, o Judiciário, junto com o Ministério Público e a Defensoria, realizou 18 audiências de instrução e julgamento, e o TRE fez o cadastro biométrico de 83 eleitores. No posto da Polícia Civil, foram expedidas 82 carteiras de identidade e realizadas 25 oitivas relativas a violência doméstica e crimes sexuais. Além disso, advogadas prestaram orientação jurídica para 50 mulheres.

 

Na área da saúde, foram realizados 23 exames de glicemia, 46 aplicações de vacinas, 250 aferições de pressão arterial e 50 atendimentos odontológicos. As mulheres que participaram do evento tiveram ainda acesso a cortes de cabelo e outros tratamentos estéticos.

noticia-justi_a-para-a-paz-em-casa-januaria.jpg

O evento foi uma realização do Judiciário, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Prefeitura Municipal e o Tribunal Regional Eleitoral.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial