Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Grupos musicais do TJMG homenageiam mães

Eventos celebram as famílias de crianças e jovens de projeto social


- Atualizado em Número de Visualizações:

No sábado, 19 de maio, e na sexta-feira anterior, no Auditório do Anexo I do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), concertos do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem do Tribunal mineiro celebraram a importância dos laços familiares. As apresentações serão uma homenagem às famílias das crianças, adolescentes e jovens que integram os Projetos de Formação da Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil da Casa.

noticia2-coinj.jpg
Agenda incluiu concerto nos juizados especiais cíveis da capital

No concerto do coral, os 75 integrantes, sob a regência de Renata Ciccarini e acompanhados pelo pianista Frederico Natalino, executaram um repertório de peças religiosas (entre elas "Buscai primeiro", "Sonda-me, "Hallellujah" e "Siyahamba") e preferidas da audiência, como "Benke", de Milton Nascimento, e "Bola de meia, bola de gude", do cantor e compositor com o letrista Fernando Brant, "O Trenzinho do Caipira", de Heitor Villa-Lobos, e "The lion sleeps tonight", parceria de Solomon Linda e a banda Evening Birds.

 

Já na apresentação dos grupos instrumentais, os 44 músicos veteranos dividiram o palco com 30 iniciantes, na exposição de um repertório variado. Depois de peças de Shinichi Suzuki e obras do folclore e tradicionais adaptadas, compartilhadas pelo conjunto, o grupo mais experiente atacou peças como "Over the Rainbow", "Hey Jude", "Amazing Grace", "Gabriel's oboe" e "Clocks" e trilhas dos filmes Senhor dos AnéisPiratas do Caribe.

 

Anualmente, os projetos realizam concertos com esse propósito. Os eventos têm como objetivo o fortalecimento do vínculo familiar, permitindo que pais, mães e/ou outros familiares possam contemplar o resultado do esforço e da dedicação dos meninos e das meninas. A Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, responsável pelas iniciativas, avalia que a arte, a cultura e a educação advindas do ensino regular da música podem constituir-se em importantes aliados para a promoção da cidadania, da socialização e da ampliação da autoestima de crianças e adolescentes.

noticia3-coinj.jpg
A rotina de apresentações dos grupos instrumentais e vocais tem permitido aos aprendizes afinarem cada vez mais suas habilidades

Para a Coinj, que auxilia a Presidência do TJMG nos assuntos afetos à infância e à adolescência, na medida em que participam das aulas coletivas dos projetos, as crianças, adolescentes e jovens se socializam, adquirem senso de cidadania e responsabilidade, têm contato com novos valores e ampliam de maneira definitiva o horizonte cultural deles, enriquecido pelos infinitos dialetos contidos na linguagem universal da música.

 

As apresentações da próxima sexta e sábado são uma forma de prestação de contas à sociedade, já que os concertos são mostram à comunidade um pouco dos resultados obtidos com os projetos, por meio do desenvolvimento de cada aluno e do produto coletivo.

noticia1-coinj.jpg
Jovens movimentaram a fila de espera e trouxeram a arte ao ambiente dos juizados

O grupo de câmara da Orquestra Jovem formada apenas por mulheres levou música e beleza também ao Juizado Especial Cível da Comarca de Belo Horizonte em uma apresentação no final da manhã da quarta-feira, 16 de maio. Dez musicistas, empunhando seus violinos, violoncelos, violas e contrabaixo, encantaram o público, em uma homenagem ao Dia das Mães. No repertório, figuraram, entre outras músicas, as trilhas dos filmes Harry Potter e O Mágico de Oz e do seriado Game of Thrones.

noticia-coinj.jpg
Ideia é humanizar um espaço marcado pela litigiosidade com a humanização trazida pela fruição da beleza

Conheça mais sobre a Coinj.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial