Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef realiza 10º Curso de Aperfeiçoamento Jurídico

Curso busca propor alternativas para aprimoramento da prestação jurisdicional


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-CJUR-ejef.jpg
Curso visa o aperfeiçoamento jurídico e gerencial dos magistrados

Teve início ontem, 17 de outubro, o 10º Curso de Aperfeiçoamento Jurídico e Gerencial para Magistrados (Cjur). A atividade é realizada pela Escola Judicial desembargador Edésio Fernandes (Ejef), por meio de oficinas e palestras que irão abordar o “Enfrentamento do Fenômeno do Contencioso de Massa e da Corrupção pelo Poder Judiciário”. O curso busca propor alternativas para um melhor tratamento das inúmeras ações distribuídas diariamente nos fóruns e tribunais.

Na solenidade de abertura do encontro, a 2ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Áurea Brasil, disse estar satisfeita com os resultados positivos desses encontros para a realização de uma justiça mais qualificada. De acordo com a magistrada, o Judiciário tem sido chamado a atuar em ações de toda natureza e, ao mesmo tempo, a buscar soluções para lidar com o elevado número de processos que discutem o mesmo objeto e que reclamam julgamentos seguros e céleres.

Após a fala da desembargadora, o desembargador Manoel dos Reis Morais, da 10ª Câmara Cível do TJMG, proferiu a palestra “O reconhecimento como forma de realização humana”. Hoje, às 9h, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela, ministrou palestra com o tema “Do manuscrito à era da tecnologia”. E, amanhã, dia 19, às 10h30, será realizada pelo desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior a palestra “Improbidade Administrativa”.

Outras duas palestras irão abordar os temas “Enfrentamento da Criminalidade Organizada” e “Aspectos relevantes da Lei Anticorrupção”. Elas vão ser proferidas respectivamente pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Uberlândia, Lourenço Migliorini Ribeiro, e pelo procurador Rafael Carvalho Rezende Oliveira, do Município do Rio de Janeiro.

Já as oficinas contemplarão aspectos relacionados à gestão de pessoas, gestão de processos, direito de família, direito civil, execução penal, entre outros. Essa edição contará também com oficina, a ser conduzida pela Assessoria de Comunicação Institucional, que abordará o relacionamento entre a mídia e o Poder Judiciário.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial