Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef promove ação educacional em comarcas do interior

Gestão de pessoas foi tema apresentada em oficina em Uberaba e Divinópolis


- Atualizado em Número de Visualizações:
imagem dos juizes Robert Lopes e Carlos Márcio
Os juízes Robert Lopes e Carlos Márcio de Souza falaram sobre gestão de pessoas em Uberaba

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) realiza nesta sexta-feira, 24 de maio, em Uberaba, uma oficina jurídica com temática: Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos. Foram 40 participantes, entre magistrados, assessores, servidores e estagiários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que atuam nas comarcas integrantes de cada núcleo regional da Efej, em Uberaba.

Os juízes Robert Lopes de Almeida, da 5ª Vara Cível da comarca de Betim, e Carlos Márcio de Souza Macedo, da 4ª Vara Cível, também de Betim, são os orientadores da oficina.

A 2ª vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargadora Áurea Brasil, encaminhou mensagem para os participantes do curso, quando reafirmou a importância dos núcleos regionais da Escola Judicial, no Estado de Minas Gerais, que serão mobilizados com diversas iniciativas, durante o ano. Serão programadas diversas atividades voltadas para a formação e expansão do conhecimento de temas relacionados ao Poder Judiciário, divulgou.

Interfaces

Trata-se da primeira ação educacional da Ejef voltada para as comarcas do interior na atual gestão. O juiz Carlos Márcio de Souza elogia a iniciativa e acha relevante a chegada ao interior do Estado de iniciativas apontadas para formação de magistrados, servidores e assessores.

O juiz Carlos Márcio de Souza abordou temas como trabalho em equipe, benefícios da chamada gestão horizontal, importância das interfaces, liderança, gestão de pessoas e equipes.

Segundo o juiz de Uberaba e coordenador do núcleo regional da Ejef, João Rodrigues dos Santos Neto, a realização desta oficina é a concretização de um desejo manifestado a ele, em muitas oportunidades, por juízes, servidores e assessores da comarca.  O próximo passo do núcleo, segundo o magistrado, é conseguir parcerias com universidades para realização de treinamentos e exportar conhecimentos para o público externo do Poder Judiciário.

Divinópolis

A comarca de Divinópolis também recebeu na sexta-feira a oficina jurídica que abordou a mesma temática, jurídica e gerencial. Os juízes Rafael Niepce Verona Pimentel, de Betim, e Mônica Silveira Vieira, de Contagem, conduziram as atividades. A temática abordada foi gestão de pessoas e gestão de projetos. Foram 60 participantes.

A juíza explicou que essas oficinas têm como objetivo tratar de temas que podem ser aplicados na rotina de trabalho daqueles que atuam no TJMG. Não se tratam de palestras, mas oficinas voltadas para a troca de experiência e de conhecimentos que podem contribuir para dar celeridade à prestação jurisdicional.

Outro aspecto positivo, citado pela magistrada, é a objetividade dos temas propostas, com uma carga horária adequada e que não compromete outras atribuições dos participantes durante o dia. "Buscaremos motivar, principalmente, os servidores para que eles prestem um bom trabalho à sociedade, com sobrecarga de atividades e sem custos para o Tribunal de Justiça. Quanto mais motivados, melhor a prestação de serviços ao jurisdicionado".

A juíza esclareceu que a Escola Judicial poderá oferecer outras oficinas de gestão em áreas como a ambiental, tributário, direito civil, criminal, entre outras. A intenção é realizar pequenas oficinas, concentradas e objetivas.

 

noticia01_-ejef-divinopolis-24-05-19.jpg
A juíza Mônica Silveira participou da oficina em Divinópolis

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial