Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef inaugura retrato de ex-superintendente em Galeria

Homenageada foi a desembargadora Áurea Brasil, que comandou a Escola Judicial no biênio 2018/2020


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-inauguracao-retrato-AureaBrasil-EJEF1.jpg
Desembargadora Áurea Brasil enalteceu o poder feminino em seu discurso (Crédito: Cecília Pederzoli)

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais inaugurou, nesta segunda-feira (6/12), o retrato da desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, que esteve à frente da instituição de ensino no biênio 2018/2020. A imagem passa a integrar a Galeria de Retratos dos Ex-Superintendentes da Ejef.

O superintendente administrativo adjunto, desembargador José Arthur Filho, parabenizou a desembargadora Áurea Brasil e disse que a magistrada representou muito bem a Escola Judicial. 

O atual superintendente da Ejef e 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto, afirmou "que a fotografia significa o registro e a preservação da memória da desembargadora Áurea Brasil, no sentido histórico". "Aqui, ela serviu com dignidade e fervor ao ensino da Escola Judicial", disse.

not--aurea.jpg
Magistrada agradeceu a todos que trabalharam na Ejef durante o período em que foi superintendente (Crédito : Cecília Pederzoli)

A desembargadora Áurea Brasil enfatizou o papel das mulheres na magistratura brasileira. Ela agradeceu a todos que trabalharam na Ejef durante o período em que ela foi superintendente e aos desembargadores que integraram a alta direção do TJMG no biênio 2018/2020. 

Presenças

Além de servidores da Ejef, familiares e amigos da desembargadora Áurea Brasil, participaram do evento o ex-presidente Nelson Missias de Morais; o ex-primeiro-vice-presidente, desembargador Afrânio Vilela; o ex-corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Alberto Diniz; os desembargadores Moacyr Lobato, Ana Paula Caixeta, Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça, Denise Pinho da Costa Val, Lilian Maciel, Maria Luiza de Marilac, Hilda Teixeira da Costa, Luiz Carlos Gambogi, André Leite Praça, Wagner Wilson Ferreira; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Murilo Sílvio de Abreu; e a juíza Lívia Borba.

Not-inauguracao-retrato-AureaBrasil-EJEF.jpg
Desembargadora Áurea Brasil abraçada à mãe, Maria do Carmo Brasil, ao lado das filhas Marina e Gabriela Perez (Crédito: Cecília Pederzoli)

Trajetória

Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1988, e pós-graduada no curso de mestrado na área de concentração Direito Civil (UFMG), a desembargadora Áurea Brasil foi servidora do TJMG e ingressou na magistratura em 1993.

Atuou nas comarcas de Brumadinho, Sabinópolis, Rio Vermelho, Contagem e Belo Horizonte, onde foi diretora do foro entre 2002 e 2003. Participou da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes como orientadora, professora, ministrando palestras em cursos de formação desde 2004 e também, desde 2005, na correção de sentenças dos juízes substitutos.

No biênio 2018/2020, foi eleita 2ª vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef. A desembargadora Áurea Brasil atuou ainda como juíza substituta da Corte Eleitoral de Minas Gerais — classe juiz de direito, membro da Comissão de Votação Paralela das Eleições de 2008 — e juíza auxiliar para apreciação das reclamações e representações do art. 96 da Lei 9.504/97 nas Eleições de 2010. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial