Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Corregedoria apresenta temas do cotidiano dos Jesps em encontro de capacitação

1º Encor Virtual reuniu mais de 300 juízes da Justiça especial


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---encontro-virtual-de-juizados-especiais.jpg
O corregedor Agostinho Gomes de Azevedo abriu os trabalhos (Foto: Divulgação/TJMG)

A “Lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela Polícia Militar” e “Os efeitos da crise econômica nos contratos” foram os temas debatidos no último dia do 1º Encontro da Corregedoria (Encor) Virtual - Juizados Especiais (Jesps).

Nesta sexta-feira (11/9), o encontro foi aberto pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo. O Encor é uma realização da Corregedoria-Geral de Justiça em parceria com Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Palestras

O juiz Flávio Catapani, do Jesp Criminal de Belo Horizonte, apresentou um contexto histórico sobre a competência para se lavrar o TCO, instrumento utilizado nas contravenções penais e nos crimes cujas penas privativas de liberdade máximas previstas não excedem a dois anos. Segundo o magistrado, a maioria dos municípios pequenos do Estado já trabalham com a lavratura do TCO pela Polícia Militar.

not-4----encontro-virtual-de-juizados-especiais.jpg
O juiz Flávio Catapani  abordou a lavratura do TCO pela Polícia Militar (Foto: Divulgação/TJMG)

A prática também acontece na capital, embora em número reduzido, pois o ato é geralmente lavrado pela Polícia Judiciária (Polícia Civil). Mas, em cidades pequenas, a lavratura do TCO é feita pela Polícia Militar (PM), o que representa uma grande economia de tempo e dinheiro. O juiz Flávio Catapani apresentou, ainda, questões importantes sobre a lavratura do ato, a guarda de bens apreendidos, entre outras. 

O corregedor Agostinho Gomes de Azevedo ressaltou o bom relacionamento institucional que os órgãos envolvidos possuem para o aprimoramento da prática e, ainda, destacou a necessidade de os juízes terem a atenção para a efetiva destinação de bens apreendidos, conforme as normas vigentes.

A crise econômica e seus efeitos nos contratos foi abordada por Luciano Benetti Timm, ex-secretário Nacional do Consumidor. Ele fez uma retrospectiva da crise sanitária causada pela pandemia mundial da covid-19 e seus efeitos na economia. Apresentou diversos setores da economia que tiveram perdas e ganhos com a pandemia e possíveis repercussões disso na Justiça, em demandas processuais. Propôs uma reflexão sobre a intervenção ou não da Justiça nessas relações, os fatores importantes a serem observados. Abordou também a questão das escolas, companhias aéreas, contratos de locação, entre outras demandas causadas pela pandemia.

not-5----encontro-virtual-de-juizados-especiais.jpg
O ex-secretário nacional do consumidor, Luciano Benetti Timm, falou sobre os efeitos da pandemia na Justiça (Crédito : Divulgação/TJMG)

Encerramento

No encerramento do Encor, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, agradeceu aos palestrantes e avaliou que os temas debatidos contribuíram para a melhoria da prestação jurisdicional. Ele afirmou o desejo da Corregedoria de permanecer próxima aos juízes, para caminharem juntos em busca das melhorias, e destacou a importância da capacitação nesse processo. 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
instagram.com/TJMGoficial
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial