Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cantata de Natal do TJMG emociona público

O tema do evento foi Cure o mundo, faça dele um lugar melhor para você e para mim


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia3cantata.jpg
Cantata de Natal reuniu 140 crianças do Coral Infantojuvenil e 60 instrumentistas da Orquestra Jovem

Hoje, 8 de dezembro, no início da noite, ainda com um restinho de luz do sol, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) parou por um momento de produzir liminares, despachos e sentenças, olhou para suas escadarias antigas e viu brilhar seus jovens artistas. Servidores, magistrados e público externo deram uma pausa na correria de final de ano para refletir e se emocionar em um evento preparado ao longo de meses. A Cantata de Natal é realizada, a cada dezembro, no prédio histórico do Tribunal – o Palácio da Justiça.

Com o tema "Cure o mundo, faça dele um lugar melhor para você e para mim", as 140 crianças do Coral Infantojuvenil e os 60 instrumentistas da Orquestra Jovem do Judiciário mineiro se apresentaram no evento, pela quinta vez, nas escadarias e nos janelões do Palácio da Justiça, na Avenida Afonso Pena, no Centro da capital. Como sempre, mostraram o que um grupo de crianças e jovens disciplinados e apaixonados pela música é capaz de fazer, depois de meses de ensaio e dedicação.

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, iniciou o evento dando as boas-vindas ao público na Casa da Justiça mineira e anunciou "as crianças maravilhosas, que trarão alegria para todos". 

Veja o álbum no Flickr.

noticia-cantata.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, deu as boas-vindas ao público

Por sua vez, a superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) área do TJMG responsável pelo coral e pela orquestra, desembargadora Valéria Queiroz, afirmou a satisfação na promoção do evento especial de Natal. "Hoje foi um dia muito feliz, porque foi a materialização de um ano inteiro de estudo, muito esforço e muito trabalho", lembrou a magistrada. Segundo ela, a música é um importante instrumento para a formação de um cidadão. “Se saírem grandes músicos, ótimo. Mas o principal objetivo da instituição é, através da música, contribuir para a formação humanística desses jovens”, afirmou emocionada. 

noticia-10-cantata-08-12-18.jpg
A superintendente da Coinj, desembargadora Valéria Queiroz, conferiu os últimos detalhes antes da apresentação

Davi Lucas dos Santos, de 17 anos, entrou no TJMG por meio da Associação Profissionalizante do Menor (Asprom). Há seis meses, toca viola na Coinj, e hoje já foi capaz de tocar em um grande evento. Para ele, a Cantata de Natal representou uma vitória. “Estou vendo que o que estou aprendendo está dando resultado. O que a Coinj me ensina eu levarei para a vida”, contou o instrumentista.

Exemplos

Luna Maria de Moura Diniz é uma das mais jovens do coral, e, com 7 anos, encarou a responsabilidade de se apresentar em um espetáculo tão importante. “Não estou nervosa hoje. Estou legal”, isso porque, para ela, a ansiedade só apareceu um dia antes do evento.

noticia4-cantata.jpg
Luna Maria de Moura Diniz é uma das solistas mais jovens do coral

A cantora Emily Rodrigues Cristina Silva tem 14 anos e está no coral há dois. Para ela, estar na Coinj é como estar em família. Sobre a Cantata, ela contou que, apesar do nervosismo, não teve medo de errar, porque ensaiou muito.  

A mãe de Gabriele, Adriana Antonieta de Jesus, já estava emocionada antes mesmo de começar o show. Ela contou que Gabriele faria o primeiro solo do espetáculo, vestida de branco, representando a paz. Há quatro anos, ela faz aulas no coral, e, agora, começou a estudar violoncelo. Adriana conta que, em razão de problemas em casa, as aulas ajudaram muito no equilíbrio emocional da filha, que hoje tem 12 anos.

Itamar Ribeiro é dentista do TJMG e presidente do TJ Criança Abriga, instituição apoiada por servidores e magistrados do Judiciário mineiro, e esteve na cantata acompanhado de cinco crianças da instituição. O servidor conta que a iniciativa do TJMG é admirável. “A instituição é jurídica, mas tem um olhar muito forte para a parte social e conexão com a sociedade”, afirma.

Repertório

O tema da cantata este ano tinha o objetivo de chamar a atenção para os cuidados com o planeta Terra e, por isso, além das canções natalinas tradicionais, o público ouviu músicas que provocaram a reflexão sobre o futuro da vida no planeta, como Polar Express, tema do filme Rei Leão, e Heal the Word, de Michael Jackson.

Outras novidades no espetáculo deste ano ficaram por conta da apresentação de músicas de Raul Seixas, Queen, Milton Nascimento e Beto Guedes. E o cancioneiro tradicional de Natal trouxe We wish you a merry Christmas e Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel.

Momento esperado

noticia5-cantata.jpg
Papai Noel trouxe uma mensagem de esperança e paz

Ao final do show, como já era esperado, o Papai Noel chegou, trazendo mais alegria, e palavras de paz e harmonia. O bom velhinho distribuiu sorrisos, acenos e concluiu: “Num mundo repleto de desespero, devemos aprender a sonhar. Num mundo repleto de descrença, temos que aprender a acreditar. Salve o mundo. Salve-o para nossas crianças”.

noticia-14cantata-08-12-18.jpg
O presidente Nelson Missias de Morais e a desembargadora Valéria Queiroz (ao fundo) distribuíram mochilas com material escolar para os jovens artistas

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial