Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Canal valoriza a comunicação com a sociedade

Fale Conosco é convite para interagir com Judiciário


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com o objetivo de atender às demandas da sociedade oferecendo um serviço de qualidade, mantém o canal de comunicação Fale Conosco. Criado há onze anos, para atendimento ao público externo, hoje ele ocupa papel de destaque na solução de impasses e dúvidas propostas por cidadãos comuns.

noticia-fale-conosco.jpg
A coordenadora da Cecom, Regina Clark, explica que o canal permite identificar aspectos a serem aprimorados

A coordenadora da Central de Comunicação para a Gestão Institucional (Cecom), Regina Soares Clark, explica que se trata de um importante termômetro para o Tribunal. “Conforme as demandas recebidas, pode-se identificar as lacunas e transformá-las em ações de comunicação. Dessa forma, o TJMG se relaciona melhor com a comunidade jurídica e com os cidadãos”, conclui.

A agente judiciária Valéria Queiroga Duarte Nascimento, que trabalha diretamente com a ferramenta de comunicação, comenta que somente neste ano, no período de janeiro a novembro, foram 6.913 comunicações recebidas. As demandas são respondidas diariamente, o que garante a confiabilidade do canal.

”É importante entender a diferença entre a Ouvidoria e o Fale Conosco: o primeiro é um instrumento de gestão da instituição, já o segundo é uma ferramenta de comunicação que visa ampliar a visibilidade e melhorar a imagem e a reputação do TJMG junto à sociedade”, explica ela.

Paz social

O Fale Conosco incentiva a prática da conciliação. Ao receber esse tipo de demanda, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) são informados sobre os usuários que buscam solucionar os conflitos de forma pacífica, ressalta Regina Clark. “Muitos cidadãos procuram o canal com o objetivo de resolver problemas do dia a dia, como aqueles relacionados a condomínio e produtos que não foram entregues”, exemplifica.

Há duas formas de acessar o Fale Conosco: pelo e-mail – faleconosco@tjmg.jus.br – ou via formulário disponível no portal do TJMG, por meio do link https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/fale-conosco/fale-conosco-1.htm.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial