Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Campanha de doação de medula no TJMG supera expectativas

Cadastro de 820 novos doadores leva esperança pra quem espera por um transplante


- Atualizado em Número de Visualizações:

Oitocentos e vinte possíveis doadores de medula óssea cadastrados. Esse foi o resultado da segunda campanha realizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em parceria com a fundação Hemominas. Uma vitória que quase coincide com o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, celebrado em 21 de setembro.

noticia-cadastro-medula-19.09.19.jpg
Em Ituiutaba, foram colhidas 110 amostras de sangue de possíveis doadores

A ação, realizada na capital e nas comarcas de Betim, Contagem, Ituiutaba, Poços de Caldas e Uberaba, no período de 16 a 19 de setembro, trouxe mais esperança para as 850 pessoas no Brasil que esperam encontrar a cura por meio de um transplante de medula.

É o caso do jovem Lucas Ryan, de apenas 15 anos, diagnosticado com aplasia de medula óssea. Ele é morador de Poços de Caldas e há um ano luta contra a doença, que faz com que ele periodicamente tenha que ficar internado para tratamento em um hospital de Campinas. Para saber mais da história de Lucas, acesse o seu Facebook e saiba como ajudar.

noticia-cadastro-medula-contagem-19.09.19.jpg
A campanha em Contagem contou com o incentivo do diretor do foro, juiz Artur Bernardes Lopes

Os números da campanha superaram as expectativas de seus organizadores, que esperavam cadastrar 700 pessoas ao todo. Os fóruns de Betim, Contagem e Ituiutaba, e o Edifício Sede do TJMG, registraram 110 possíveis doadores cada um. No Fórum da Avenida Raja Gabaglia foram cadastradas 116 pessoas, em Poços de Caldas, 126, e em Uberaba, 138.

Idealizada pela juíza Maria Isabel Fleck, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Belo Horizonte, a iniciativa contou com o total apoio do presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, e do superintendente de Saúde, desembargador Newton Teixeira Carvalho, além dos diretores dos foros das comarcas que aderiram à mobilização.

noticia-cadastro-medula-uberaba-19.09.19.jpg
Em Uberaba, foram cadastradas 138 pessoas

Nas seis comarcas onde a campanha foi realizada, houve intenso apoio dos magistrados, servidores, advogados e outros operadores do Direito e da população em geral.

Doe vida em vida

Para integrar o cadastro de doadores, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde. É necessário apresentar um documento de identidade com foto e o CEP residencial.

Posteriormente, depois de confirmada a compatibilidade entre doador e paciente, o primeiro é consultado para que se verifique se permanece a decisão de doar.

noticia-medula-pocos-de-caldas.jpg
A equipe de Poços de Caldas cadastrou 126 pessoas

Os riscos para os doadores são praticamente inexistentes. Apenas 10% da medula óssea é retirada e, dentro de poucas semanas, a quantidade de medula doada será recomposta pelo organismo.

Mais informações sobre doação de medula óssea no site do Redome — Instituto Nacional do Câncer.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial