Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Aula síncrona aborda gestão de pessoas

Iniciativa integrou módulo do Programa de Atualização Gerencial


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---LIVE--AGIR---Modulo-Habilidades-Sociais-no-Trabalho-MARILIA----24.11.jpg
A coordenadora Marília Miranda de Almeida foi a mediadora da aula síncrona (Crédito: Divulgação/TJMG)

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) finalizou, na última segunda-feira (22/11), com uma aula síncrona, as atividades do Programa de Atualização Gerencial (Agir), que apresentou o módulo “Habilidades Sociais no Trabalho e Gerenciamento de Conflitos”. A aula síncrona abordou a gestão de pessoas. O curso teve início em 26 de outubro e a iniciativa foi voltada para a turma 3.

O objetivo do curso foi capacitar gestoras e gestores (gerentes de secretaria de comarcas do interior e da capital) para que aprimorem as habilidades sociais e de gerenciamento estratégico de conflitos. 

Outra finalidade educacional foi tornar a convivência no ambiente de trabalho mais harmônica, o que resulta em melhoria da prestação jurisdicional, explica a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Competências Humanossociais (NUDHS), Marília Miranda de Almeida.

not---LIVE--AGIR---Modulo-Habilidades-Sociais-no-Trabalho--CARLOS-MAXIMO_----24.11.jpg
O juiz Carlos Márcio de Souza Macedo falou sobre a importância da gestão de pessoas no serviço público (Crédito: Divulgação/TJMG)

Aula síncrona

A aula síncrona foi conduzida pela coordenadora Marília Miranda de Almeida, com a participação do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Carlos Márcio de Souza Macedo e do juiz da 5ª Vara Cível de Betim, Robert Lopes de Almeida

As servidoras Aline Ribeiro Mayrink Maia e Jussara Maria Canuto de Aquino e o servidor Victor Thiago de Aguiar, todos integrantes do NUDHS, também participaram da realização do Agir.

O juiz Carlos Márcio de Souza Macedo falou sobre a importância da gestão de pessoas no serviço público. “Convivemos com uma nova administração pública no Brasil, cujos resultados são intensamente cobrados pelo cidadão. No caso do TJMG, estamos bem alinhados a essa nova perspectiva, já que o órgão possui servidores muito qualificados. Isso contribui para a entrega de um serviço público de qualidade à sociedade”, disse.

Quanto ao curso, o magistrado considera que um dos objetivos principais é formar o gestor para que ele consiga, juntamente com a equipe, produzir mais em menos tempo de trabalho. “Isso é possível?”, indaga. “Sim, não é uma utopia. Para o alcance desse objetivo é necessário ter uma equipe articulada, bem conduzida pelo líder, com técnicas de trabalho e planejamento.”

O juiz Robert Lopes de Almeida disse que o serviço público passa por inúmeras mudanças, que foram aceleradas pela pandemia da covid-19. “É um caminho sem volta. No caso do TJMG, a virtualização de todos os processos físicos é um exemplo dessa nova cultura de trabalho.”

not2---LIVE--AGIR---Modulo-Habilidades-Sociais-no-Trabalho---ROBERT----24.11.jpg
O juiz Robert Lopes de Almeida disse que o serviço público passa por inúmeras mudanças, que foram aceleradas pela pandemia da covid-19 (Crédito: Divulgação/TJMG)

O magistrado destacou que o bom gestor deve se adaptar diante das mudanças e encontrar alternativas inteligentes para dar sequência aos trabalhos com qualidade.

Sobre o alcance de metas, o juiz Carlos Márcio de Souza Macedo considera que elas devem ser entendidas como algo a ser atingido com tranquilidade, sem pressão. E, para alcançá-las, prossegue ele, é necessário conversar com a equipe, ouvir sugestões, filtrar as melhores e elaborar um plano de trabalho.

Ainda sobre metas, o juiz Robert Lopes de Almeida acrescentou que elas devem ser assimiladas pela equipe não como imposição, mas como alternativa para melhorar as condições de trabalho e chegar a melhores resultados.

Veja a aula síncrona na íntegra.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial