Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

11ª Semana da Poesia foi marcada por música e emoção

Homenagem ao poeta Delano Paz e a música de Rubinho do Vale inspiraram lágrimas e sorrisos


- Atualizado em Número de Visualizações:

Cerca de 300 pessoas, entre servidores poetas, familiares e amigos, se emocionaram ontem, 23 de maio, no evento da 11ª Semana da Poesia, realizado pelo Espaço Cultural Fórum Lafayette no saguão do Fórum Lafayette, na capital.  Noventa poetas enviaram suas obras para a publicação desse ano, que foi entregue junto com o certificado de participação pelo juiz diretor do foro, Marcelo Fioravante, e o juiz auxiliar Carlos Loiola, também poeta.

 

Veja aqui o álbum de fotos.

 

Na abertura do evento, foi prestada homenagem, com “um minuto de silêncio”, ao poeta Delano Paz, estagiário do Centro de Apoio Jurisdicional (CAJ), falecido no último dia 22. O juiz Marcelo Fioravante destacou a difícil tarefa de abrir o evento na noite de ontem, celebrando a participação de tantos servidores na Semana da Poesia, mas também a homenagem póstuma ao jovem poeta, querido e elogiado por todos os colegas.

noticia1-semana-da-poesia.jpg
 
Juiz Diretor do Foro destacou a participação dos servidores do Estado e em especial do poeta Delano Paz na 11ª Semana da Poesia 

 

Antes da entrega da publicação e dos certificados aos participantes, a servidora Luciana Carolina Vaz de Melo mencionou o temperamento sempre otimista e cortês de Delano, e leu o poema “Folhas Amareladas”, com o qual ele participava da 11ª Semana da Poesia. A família de Delano é de Curitiba, mas ele foi sepultado em Belo Horizonte, cidade que, segundo a mãe, ele adotou com carinho.

noticia2-semana-da-poesia.jpg
 A servidora Luciana Carolina Vaz de Melo prestou homenagem ao poeta Delano Paz e destacou  seu temperamento amável e otimista

Essa edição foi a segunda em que Delano participava da Semana da Poesia. Em outubro de 2017, ele lançou o livro A Vida em Crônicas e Poemas - Uma Realidade Oculta.

Show “Carteiro Poeta”

Após as homenagens e entrega da publicação da 11ª Semana da Poesia aos poetas presentes, o músico Rubinho do Vale subiu ao palco, para levar sua mensagem de amor à natureza, respeito e cidadania e mostrar parte de seu trabalho dedicado às crianças. Durante a apresentação, o músico, que também se considera um poeta, revelou que ficou muito tocado ao ler o poema de Delano “Folhas Amareladas”, que lhe despertou sentimentos de nostalgia e despedida.

Ele provocou os presentes a dividirem o palco com ele, para um dueto de música e poesia, e alguns dos poetas aceitaram o desafio, e declamaram seus versos sobre os acordes gentis do compositor.

_DSC2593.jpg
 
Evento teve emoção, e também muitos momentos de animação com a simpatia contagiante do músico Rubinho do Vale

 

Servidores Poetas de toda Minas Gerais

Poetas de várias comarcas, além da capital, representaram os quatro cantos de Minas Gerais. Araxá, Bocaiuva, Carangola, Contagem, Divino, Itabira, João Monlevade, Juiz de Fora, Mariana, Mesquita, Nova Era, Poços de Caldas, Rio Preto, Santo Antônio do Monte, São João del-Rei, Tarumirim, Três Corações, Três Marias, Tombos, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Visconde de Rio Branco, Uberaba e Uberlândia foram as comarcas representadas por seus poetas nessa edição.

noticia5semana-da-poesia.jpg
Servidores dos quatro cantos de Minas Gerais participaram dessa edição da Semana da Poesia

Talentos literários

Idelma Borges, servidora da 1ª Vara Cível de Araxá, conta que começou a trabalhar ainda jovem e revela gratidão com a representatividade do Tribunal de Justiça em várias fases de sua vida: vestibular, faculdade, casamento, nascimento da filha. Por isso, fez questão de que estivessem com ela mãe, marido, filha, cunhada e sobrinha, na11ª Semana da Poesia, evento do TJMG que fez nascer a Idelma escritora.

Ela conta que participou pela primeira vez em 2016, inspirada em outro participante de edições passadas, o juiz Renato César Jardim, com quem trabalhou por sete anos em Araxá, e relembra, emocionada, que aquela primeira experiência, na 9ª Semana da Poesia, fez surgir a autora que lançará, no próximo dia 21 de junho, seu primeiro livro, já como convidada em um evento nacional de literatura, o VII FliAraxá.

noticia4-semana-da-poesia.jpg
Os juízes Marcelo Fioravante e Carlos Loiola e a servidora Idelma que tornou-se escritora  e vai lançar seu primeiro livro em junho

Outro que se inspirou no trabalho foi o servidor João Rosângelo, da Coordenação de Controle da Prestação de Serviços Gerais (Cosec). A inspiração dele para escrever o poema "Água sem Mistura" vem da simplicidade da técnica utilizada para a limpeza da fachada de doze andares de vidro do Edifício Sede, trabalho que faz utilizando apenas coragem, para, “das alturas, limpar com água sem sabão usando uma borracha nas palmas das mãos”.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial