Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

«  VOLTAR

Plano de Logística Sustentável (PLS)

O Plano de Logística Sustentável (PLS) tem como objetivo fomentar a responsabilidade socioambiental no âmbito do TJMG, para que se transforme em práticas cotidianas de sustentabilidade na instituição. O PLS está sob a responsabilidade do Núcleo Socioambiental do Tribunal mineiro. Para apoiar o trabalho do Núcleo, existem as Comissões de Apoio à Logística Sustentável (Calsus), atualmente presentes em 88 comarcas, com um total de 174 integrantes voluntários.

No primeiro ano desta gestão, a equipe do núcleo socioambiental visitou as Comarcas de Mariana, Nova Lima, Ouro Preto, Paraopeba e Sete Lagoas, apresentando meios de acompanhamento do consumo das unidades, ações para a racionalização do consumo e dicas sobre sustentabilidade.

info_pls2-01.jpg

Resultados

Papel branco A4: redução de 5,35% do consumo e 3,02% no gasto

Copos plásticos de 200ml: redução de mais de 9% no consumo e nos gastos

Redução de 16,81% do volume de impressão de páginas por agente do TJMG

Gerenciamento de impressoras

Baseado na conscientização das equipes, o gerenciamento de impressoras, auxiliado pela análise do volume de pedidos, pelo compartilhamento de máquinas e pelo remanejamento interno de equipamentos, atingiu economia de R$ 13 mil e o recolhimento de 30% das impressoras.

info_gerenciamento_impressoras2-01.jpg

Papelaria Solidária

Iniciada em novembro de 2016, a campanha para devolução de material de escritório armazenado ou excedente ao estoque central do TJMG recebeu das comarcas mais de 4,5 mil itens passíveis de reutilização. A iniciativa trouxe uma economia de aproximadamente R$ 27 mil.

info_papelaria_solidaria2-01.jpg
 
Joga Fora no Lixo

O programa de coleta seletiva nas unidades do TJMG e comarcas do interior é uma ação que visa à conscientização de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores e terceirizados sobre a importância da correta destinação dos resíduos sólidos produzidos no Judiciário mineiro. Assim surgiu a campanha Joga Fora no Lixo, por meio da qual foram instalados kits com três recipientes nos locais onde havia apenas uma lixeira, permitindo assim a separação de recicláveis e não recicláveis. Três meses após a instalação dos kits, cerca de 40% do lixo produzido tem sido destinado à reciclagem.

No interior, o projeto está em fase de implantação. Cerca de cem comarcas nas quais há coleta seletiva receberam material informativo e sacos de lixo diferenciados para separação do lixo.

info_pls_joga_fora_lixo2-01.jpg

Unidades

 

Lixo comum (m³)

 

Lixo reciclável (m³)

% Reciclável

Afonso Pena

16,20

13,9

46,18

Dirsep

5,2

3,8

42,22

Fórum Lafayette

86

36,4

29,74

Raja Gabaglia

14,8

16,8

53,16

Anexo 1 - Goiás

32,3

37,4

53,66


Continue Lendo