Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Processo eletrônico será implantado em Uberaba e Itabira

A partir da segunda-feira, 29 de fevereiro, o PJe será adotado nessas comarcas


- Atualizado em Número de Visualizações:

Mais duas comarcas mineiras adotam o processo eletrônico (PJe-CNJ 1ª Instância) como padrão no peticionamento e demais atos processuais realizados exclusivamente em meio eletrônico. A partir da próxima segunda-feira, 29 de fevereiro, as comarcas de Uberaba e Itabira contam com processo eletrônico para dar andamento às ações judiciais.

 

Em Uberaba, o PJe-CNJ 1ª Instância será implantado nas 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas Cíveis, nas 1ª, 2ª e 3ª Varas de Família e Sucessões e na Vara Empresarial, de Execuções Fiscais e de Registros Públicos. Em Itabira, nas 1ª e 2ª Varas Cíveis. O Pje será implantado para a movimentação de todas as classes processuais de natureza cível e cartas precatórias/de ordem cíveis, ainda que tramitem em vara criminal, na justiça comum.

 

O juiz diretor do foro da comarca de Itabira, Henrique Mendonça Schvartzman, comentou que o processo eletrônico é uma mudança de paradigmas, pois substitui o cenário de um Judiciário atrelado a rotinas desgastantes pelo de um órgão dinâmico e voltado para elevar sua produtividade.

 

A servidora Patrícia Maria Duarte Sá, da 1ª Vara Cível da comarca de Itabira, tem boas expectativas quanto à implantação do processo eletrônico como meio de movimentar processos. Ela comenta que, com o tempo, as secretarias terão um ambiente de trabalho mais leve, o que resultará em melhores serviços prestados àqueles que procurarem o Poder Judiciário para a solução de conflitos.

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/seção Itabira, Geraldo Menezes de Almeida, acredita que o PJe deixará o Judiciário mais célere e proporcionará aos operadores do direito possibilidades de explorar recursos da tecnologia em favor das partes.

 

O juiz diretor do foro da comarca de Uberaba, Fabiano Rubinger de Queiroz, acredita que o processo eletrônico vai trazer para o Judiciário mais agilidade, modernidade e melhor uso dos recursos públicos.

 

O presidente da OAB/subseção de Uberaba, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, acredita que o processo eletrônico é ganho e avanço para todos os segmentos que militam no Poder Judiciário. Para advogados, ele ressalta a desnecessidade de descolamento às varas judiciais e o peticionamento do próprio escritório como principais benefícios.

 

Atendimento ao Usuário Externo

 


O TJMG lançou o Portal de Serviços de Informática, para a realização de solicitações de atendimento para resolução de problemas ou dúvidas relacionadas ao PJe. Para acessar esse Portal, primeiro é necessário o cadastramento, realizado através do endereço eletrônico http://informatica.tjmg.jus.br. Há, ainda, a Central de Atendimento pelo número 0800-600-9011.

 

O canal de suporte é complementar à central de atendimento 0800 e possibilita registrar os chamados de forma detalhada, com indicação de informações relevantes, tais como número do processo, mensagem de erro e a imagem da tela do sistema PJe.

Nas comarcas em que o PJe está implantado ficam à disposição dos interessados equipamentos para consulta ao conteúdo dos autos digitais, digitalização e envio de peças processuais e documentos em meio eletrônico. Há, ainda, auxílio técnico presencial, prestado para pessoas deficientes ou aos que comprovem idade igual ou superior a 60 anos.

 

Uberlândia e Governador Valadares

 

No dia 28 de março, o PJe-CNJ 1ª Instância será implantado nas comarcas de Uberlândia e Governador Valadares.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial