Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG realiza evento para marcar posse da nova sede da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil

Edifício é conhecido como "Rainha da Sucata"


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta sexta-feira (3/5), do marco de posse do Edifício Tancredo Neves – conhecido como "Rainha da Sucata" – como a nova sede do Projeto de Formação da Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG.

Em breve, o projeto social do Judiciário mineiro, que tem como protagonistas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou que vivem em instituições de acolhimento, realizará suas atividades na edificação que fica na Praça da Liberdade.

Not-1---Posse-da-Nova-Sede-Orquestra-Jovem.jpg
Descerramento da placa da nova sede do Projeto de Formação da Orquestra Jovem e
Coral Infantojuvenil do TJMG (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Inaugurado em 1990, o prédio, que tem estilo pós-moderno, foi projetado pelos arquitetos mineiros Éolo Maia (falecido) e Sylvio de Podestá. O "Rainha da Sucata" pertence ao Estado de Minas Gerais e foi vinculado oficialmente ao Judiciário estadual em novembro do ano passado, por meio da assinatura de um Termo de Vinculação. O documento foi formalizado no período em que o presidente José Arthur Filho assumiu interinamente o cargo de governador. Com três andares e um teatro de arena, a edificação será adaptada para receber os jovens que integram o projeto social do TJMG.

O presidente José Arthur Filho celebrou a posse oficial do prédio pelo Tribunal e disse que o espaço poderá atender de forma adequada a Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil. "Esse louvável projeto, do qual o Judiciário mineiro tanto se orgulha, contará agora com um espaço à altura de seu imensurável alcance social. A conquista foi possível a partir da assinatura do Termo de Vinculação do edifício Tancredo Neves ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em 7 de novembro de 2023”, disse.

Ele ressaltou ainda a importância histórica e cultural do prédio. “Conhecida como ‘Rainha da Sucata’, a edificação emergiu da ousadia dos projetistas mineiros Éolo Maia e Sylvio de Podestá. Com seu estilo pós-moderno, o imóvel dialoga com as outras edificações históricas que se encontram no entorno da Praça da Liberdade, um dos espaços mais significativos à população da Capital mineira. Juntos, os prédios que circundam a Praça compõem um grande complexo cultural”, afirmou.

Not-5--Posse-da-Nova-Sede-Orquestra-Jovem.jpg
Presidente José Arthur Filho, ao lado do secretário de Estado de Cultura, Leônidas Oliveira, celebrou a posse oficial do prédio "Rainha da Sucata" pelo TJMG (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O coordenador da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, disse que o "Rainha da Sucata" será engrandecido pela presença das crianças e dos adolescentes que integram o projeto. Atualmente, as atividades da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil são realizadas no Edifício Mirafiori, no Centro de BH.

"Quando o edifício passar a abrigar a escola, o espaço ganhará vida. A partir do momento que os jovens entrarem pela porta do prédio que faz parte do conjunto da Praça da Liberdade, ele será preenchido com música cheia de vida e alma, que muda histórias e transforma vidas", disse.

O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMG para o biênio 2024/2026, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, afirmou que pretende dar todo apoio para que o projeto continue crescendo.

Not-8---Posse-da-Nova-Sede-da-Orquestra-Jovem.jpg
O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMG para o biênio 2024/2026, desembargador Corrêa Junior, disse que contribuirá para que a população mineira conheça esse importante projeto social do Tribunal ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

"Conhecendo esse projeto desde as origens, tenho o interesse de que cresça cada vez mais, o que mostra o apoio do TJMG às artes e, principalmente, à infância e à juventude. Agora, o projeto conquista essa grande vitória, que é a sede própria. Iremos auxiliar para que o povo mineiro conheça esse trabalho importantíssimo do Tribunal”, ressaltou.

Para o secretario de Estado de Cultura e Turismo (Secult) de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, é muito importante o esforço e a preocupação do TJMG em valorizar a arte e a cultura mineiras.

"O desembargador José Arthur Filho, como governador em exercício de Minas Gerais, fez esse que é um dos maiores atos culturais que tivemos nos últimos anos, que é abraçar esse edifício. Agradeço ao presidente José Arthur Filho e a todo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais por cuidar da arte, dos artistas e da arquitetura”, afirmou.

Not-6--Posse-da-Nova-Sede-Orquestra-Jovem.jpg
Magistradas, magistrados e demais autoridades prestigiaram a primeira apresentação da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG no teatro de arena da nova sede (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

A maestrina e coordenadora pedagógica da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, Luciene Villani, disse que, na primeira visita que fez à nova sede, logo sentiu uma conexão especial.

"Desde que eu vi o prédio, senti que ele tinha sido feito para o projeto tão maravilhoso do TJMG. Nós só temos a agradecer e dizer que levaremos nossa alegria e nossa música para ele”, afirmou.

Apresentação

A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do TJMG realizaram, durante o evento desta sexta-feira (3/5), a primeira apresentação no teatro de arena da nova sede. O grupo abriu o repertório com a obra “Quatro Momentos nº 3”, do compositor carioca Ernani Aguiar. A escolha da composição, segunda a maestrina Luciene Villani, foi estratégica.

"Eu pensei em uma música que conversasse com o prédio e tivesse os mesmos elementos. Essa obra traz a mesma vanguarda e a cor que tem o maravilhoso 'Rainha da Sucata'. Eranni Aguiar trabalha de forma magistral os elementos do nosso Estado, assim como foi trabalhado pelos arquitetos Éolo Maia e Sylvio de Podestá”, disse. 

O repertório também incluiu “Lua Branca” (Chiquinha Gonzaga), “Chega de Saudade” (Tom Jobim), “Vira Virou” (Kleiton e Kledir) e “Seio de Minas” (Paula Fernandes).

Not-7--Posse-da-Nova-Sede-Orquestra-Jovem.jpg
Apresentação da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG teve a regência da maestrina Luciene Villani (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Projeto

O Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem do TJMG foram criados em 2011. Inicialmente, o projeto atendia 20 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são mais de 400 participantes e cerca de 50 colaboradores.

Os integrantes são meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 6 e 18 anos, que vivem em abrigos e comunidades de Belo Horizonte e da Região Metropolitana.

Eles têm aulas de iniciação musical, canto coral, prática de orquestra, percussão e instrumentos variados, como viola, violão, violoncelo, flauta, piano e teclado. O objetivo da iniciativa é educar por meio de metodologias que promovam o desenvolvimento artístico e humano.

A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do TJMG contribuem também para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos alunos, como autodisciplina, concentração, sensibilidade e perseverança. Como parte da iniciativa, destacam-se ainda a parceria que é estabelecida com as famílias e as atividades extracurriculares, que oferecem o acesso a espetáculos e às demais manifestações artísticas.

Not-2---Posse-da-Nova-Sede-Orquestra-Jovem.jpg
O "Rainha da Sucata" tem estilo pós-moderno e foi projetado pelos arquitetos mineiros Éolo Maia e Sylvio de Podestá (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O projeto social passou a integrar, em 2023, o TJMG Cultural, programa coordenado pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), e que busca aproximar o Judiciário mineiro da sociedade, por meio de eventos artísticos, literários, culturais e de lazer.

Presenças

Compuseram o dispositivo de honra, além do presidente José Arthur Filho, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; o 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Luís Dresch; o corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMG para o biênio 2024/2026, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias; o coordenador da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira; e o secretario de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Também estiveram no evento o engenheiro e arquiteto Sylvio de Podestá, projetista do edifício “Rainha da Sucata”; a arquiteta, urbanista e paisagista Jô Vasconcelos, viúva do arquiteto Éolo Maia, também projetista do “Rainha da Sucata”; a assessora do Circuito Liberdade, Natalie Oliffson, representando o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo; a gerente de Planejamento do Cine Theatro Brasil Vallourec, Sandra Campos; o pró-reitor de Cultura da UFMG, professor Fernando Mencarelli; a diretora do Espaço do Conhecimento UFMG, professora Sibelli Cornélio Diniz; o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais para o biênio 2024-2026, Miguel José Rosário da Silva Jerônimo; o diretor de Comunicação da Câmara Portuguesa, Tarcísio Costa; e demais autoridades.

Abaixo, um trecho da apresentação da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG no evento:

Veja neste link outras fotos do marco de posse do edifício.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial