Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de relançamento do livro "Imunidade Parlamentar", no Senado Federal

A obra do jurista e político mineiro Pedro Aleixo foi revisada pelo desembargador Pedro Aleixo Neto


- Atualizado em Número de Visualizações:

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Pedro Aleixo Neto, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta terça-feira (26/3), na solenidade de relançamento do livro “Imunidade Parlamentar”, do jurista e político mineiro Pedro Aleixo. O evento ocorreu na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, no Senado Federal. 

IMG_20240326_220752__1000_x_667_pixel_.jpg
O desembargador Pedro Aleixo Neto e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com o livro do ilustre jurista e político mineiro ( Crédito : Pedro Gontijo/Presidência do Senado )

O desembargador Pedro Aleixo Neto foi o responsável pela revisão da obra do avô para o relançamento. O livro tem prefácio escrito pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco.

“Imunidade Parlamentar” foi lançado em 1961. No texto, Pedro Aleixo analisa com profundidade o instituto das imunidades parlamentares, que resulta em uma prerrogativa excepcional para os representantes eleitos pelo povo. O autor apresenta origens e posição histórica do tema no ordenamento jurídico nacional.

IMG_20240326_220701__1000_x_667_pixel_.jpg
Evento de relançamento da obra foi realizado na biblioteca do Senado, nesta terça-feira (26/3), com a presença de diversas autoridades ( Crédito : Pedro Gontijo/Presidência do Senado )

Pedro Aleixo nasceu em Mariana (MG) em 1901. Foi advogado, jornalista, professor e político. Exerceu os cargos de deputado estadual, federal e ministro da Educação, durante do governo do presidente Castelo Branco. Foi eleito como o 16º vice-presidente da República, na chapa do marechal Artur da Costa e Silva, em 1966. Contudo, por se posicionar contra o Ato Institucional 5 (AI-5), foi impedido pelos militares de assumir a Presidência, em função de uma doença do presidente, conforme previa a Constituição.  Faleceu em Belo Horizonte em 1975.

 Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial