Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de debate público na ALMG

Evento tratou do uso medicinal da Cannabis


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not--Debate--ALMG--Cannabis1.jpg
Debate na ALMG contou com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade ( Crédito : Alexandre Netto / ALMG )

O superintendente de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e coordenador do Comitê Estadual de Saúde (CES/MG), desembargador Alexandre Quintino Santiago, representando o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta sexta-feira (26/4), da mesa de abertura do debate público “Cannabis e ciência: evidências sobre o uso terapêutico e seus meios de acesso”, promovido pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A primeira mesa de debates, com o tema “A importância e os avanços no uso terapêutico e medicinal da Cannabis”, reuniu juristas, especialistas, pessoas que fazem uso de medicamentos à base de canabidiol para tratar do uso desse produto no tratamento de doenças.

Not--Debate--ALMG--Cannabis2.jpg
Superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Santiago, integrou a mesa de abertura do debate ( Crédito : Alexandre Netto / ALMG )

Segundo o superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Santiago, o debate sobre o uso medicinal da Cannabis é importante porque envolve várias famílias que dependem desse tipo de terapia. “Temos estudos científicos que mostram que o óleo de Cannabis, que dá origem ao medicamento canabidiol, tem importância e eficácia terapêutica. Como coordenador de Saúde do Tribunal e do Comitê Estadual de Saúde, acho importante discutir o tema”, afirmou.

A presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, deputada Beatriz Cerqueira, disse que, desde o fim do ano passado, estão sendo realizados debates com várias instituições para demonstrar, à luz da ciência, a importância do fornecimento da Cannabis medicinal no SUS. “É uma pauta orientada por estudos científicos, demonstrando a necessidade, a importância e o que tem sido produzido a respeito”, afirmou.

O evento contou com três mesas de debates. A primeira apresentou o tema “A importância e os avanços no uso terapêutico e medicinal da Cannabis”; a segunda foi sobre “A importância das pesquisas acadêmicas sobre a Cannabis medicinal”; e a terceira mesa trouxe como tema “Políticas públicas, experiências e avanços para o acesso ao tratamento com Cannabis para a população”.

Not--Debate--ALMG--Cannabis3.jpeg
Desembargador Henrique Abi-Ackel Torres participou de debates com o tema “Políticas públicas, experiências e avanços para o acesso ao tratamento com Cannabis para a população” ( Crédito : TJMG / Divulgação )

O desembargador do TJMG Henrique Abi-Ackel Torres foi um dos expositores da mesa 3. O debate público da ALMG também contou com a presença do juiz da Vara da Fazenda Pública, Empresarial e de Registros Públicos da Comarca de Ribeirão das Neves, David Pinter Cardoso.

Canabidiol

O debate público da ALMG foi pautado pela nota técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 2023, que defende a inclusão da Cannabis medicinal no SUS, apontando evidências para o seu uso na redução de sintomas de doenças como dor crônica, epilepsia resistente a métodos tradicionais, doença de Parkinson e distúrbios do sono.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial