Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Adolescentes trabalhadores recebem prêmio

Eles foram vencedores de concurso de vídeo sobre violência doméstica


- Atualizado em Número de Visualizações:

“Acho que muitas mulheres, quando assistem ao meu vídeo, se identificam com as cenas de violência apresentadas. As mulheres sentem a dor de outras mulheres”, disse Camila Lopes Moreira, uma das ganhadoras do 15º Concurso Artístico dos Adolescentes Trabalhadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O tema desta edição foi “Violência doméstica contra a mulher: de piadas ofensivas à agressão”.

noticia-entrega-da-premia_ao-do-concurso-dos-assproms.jpg
Camila, Jéssica e Carlos Roberto foram premiados com aparelhos celulares

Os adolescentes levaram para casa celulares Iphone modelo Xr, entregues pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (27/11), no gabinete da Presidência.

Além de Camila, que é de Belo Horizonte, e atuou na Central de Precatórios (Ceprec) até completar 18 anos, foram premiados Jéssica Santana Lopes, da Central de Mandados de Divinópolis, e Carlos Roberto Lopes Santos, do setor de correspondência do Fórum de Nanuque.

Na cerimônia de entrega da premiação, o presidente Nelson Missias de Morais parabenizou os adolescentes pelos vídeos vencedores do concurso e elogiou a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) pelos esforços para a conscientização sobre o grave problema que acomete a população feminina.

O desembargador falou também sobre o relevante trabalho realizado pela Associação Profissionalizante do Menor (Assprom). “Na vida, há dois caminhos a seguir, o correto e o não recomendado. Muito raro um jovem passar pela Assprom e não seguir o caminho correto. A associação já fez parte da formação profissional de médicos, engenheiros, advogados e magistrados”, ressaltou.

Ouça o podcast com os áudios dos vencedores do concurso:

noticia3-entrega-da-premia_ao-do-concurso-dos-assproms.jpg
O presidente Nelson Missias de Morais parabenizou os adolescentes pelos vídeos e elogiou o trabalho realizado pela Comsiv e pela Assprom

Realizado pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) do TJMG em parceria com a Comsiv, o concurso teve como intenção motivar os adolescentes a pensar sobre o tema e a expor suas ideias em vídeos curtos, de um minuto, produzidos com celular.

Foram inscritos 34 vídeos, dos quais 22 foram selecionados e ficaram disponíveis na internet para visualização. Os três trabalhos mais acessados no YouTube foram os vencedores.

No vídeo de Camila, ela apresenta, por meio de encenação, três situações de violência doméstica. A adolescente diz que fez o vídeo em casa com a ajuda do irmão, que contracenou com ela representando o agressor, e com a “participação especial” de seu cachorro na última cena.

Em seu trabalho, Jéssica fala sobre a Lei Maria da Penha, aborda os diversos tipos de agressão (física, verbal, psicológica) e diz como as mulheres devem agir em uma situação de violência doméstica. Também Carlos Roberto gravou a si mesmo. Ele recitou um poema de sua autoria, escrito após uma extensa pesquisa sobre o tema.

Essa foi a primeira edição que recebeu trabalhos no formato audiovisual. Nos concursos anteriores, os adolescentes disputavam nas categorias “desenho” e “prosa”.

Também estiveram presentes na solenidade de premiação a superintendente da Comsiv, desembargadora Alice Birchal; o vice-presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), desembargador Júlio César Lorens; o desembargador Irmar Ferreira Campos, diretor financeiro da Assprom; Rosangela Alves Teles, superintendente de Educação para o Trabalho da Assprom; o juiz auxiliar da Presidência Delvan Barcelos Junior; e familiares dos adolescentes premiados.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial