Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

"Mulheres na Praça" inicia Semana pela Paz em Casa

Santa Tereza terá bandas femininas, teatro, orientações de saúde e estande da Comsiv


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-mulheres-na-praca-20.11.19.jpg
Projeto "Mulheres na Praça" abre a 15ª edição da campanha Justiça pela Paz em Casa

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria de Apoio à Mulher em Situação de Violência (Comsiv), se unem na promoção de momentos de lazer e informação para as mulheres em Belo Horizonte.

O projeto “Mulheres na Praça” acontece no próximo sábado, dia 23 de novembro, das 9h às 15h, na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, região Leste da cidade.

Estão programados shows de bandas femininas, blocos de carnaval, esquetes teatrais, informações e orientações sobre saúde, enfrentamento da violência e proteção para as mulheres, incluindo uma aula de defesa pessoal. São esperadas cerca de 250 pessoas ao longo de todo o dia e todas as atividades são gratuitas.

O evento tem como apoiadores os componentes da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres: Polícia Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública, além de outras instituições parceiras.

O evento também dá início à 15ª edição da campanha Justiça Pela Paz em Casa, realizada pelo TJMG,  entre os dias 25 e 29 de novembro. O objetivo da campanha é aprimorar a eficácia da Lei Maria da Penha, concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos de violência contra a mulher nos âmbitos doméstico e familiar.

A campanha tem caráter informativo e promove ações que buscam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para identificar sinais de relacionamentos violentos ou abusivos vivenciados por muitas mulheres brasileiras.

Dias de ativismo

O “Mulheres na Praça” também marca o início dos 16 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, organizado pela Diretoria de Políticas para as Mulheres de Belo Horizonte.

O objetivo é sensibilizar, destacar o ativismo e compartilhar conhecimento e inovação no que se refere a prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.

Anualmente, a PBH celebra os 16 dias de ativismo que, no Brasil, começa no dia 20 de novembro, com o Dia Nacional da Consciência Negra, e termina no dia 10 de dezembro, Dia da Declaração dos Direitos Humanos.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial