Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa do 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual

Evento sediado pelo TJRJ segue até esta sexta-feira (26/4)


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-premiacao-LeitePraca2.jpg
O desembargador André Leite Praça (dir.) recebeu, em nome do TJMG, homenagem do CEO da J.Ex, Ademir Piccoli, na abertura do 11º Enastic (Crédito: Divulgação/J.Ex)

O superintendente de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador André Leite Praça, representou, na quarta-feira (24/4), o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na abertura do 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). O evento, que reúne as principais tendências de tecnologias e inovações a serem aplicadas no Poder Judiciário, segue até esta sexta-feira (26/4).

Também participam do Enastic o 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Luís Dresch; a diretora executiva de Informática (Dirfor) do Tribunal, Alessandra Campos; e os servidores da DIrfor Marcelo Neves, Mateus Cançado, Tatiana Mendes, Ygor Guimarães.

A programação do evento contempla discussões de temas como inteligência artificial (IA) generativa, cibersegurança, tecnologias imersivas e ética na IA.

Na abertura do Enastic, o desembargador André Leite Praça recebeu uma homenagem, em nome do TJMG, pelos trabalhos desenvolvidos na área da tecnologia e inovação. "Eu recebo essa homenagem prestada ao TJMG pelo Enastic como fruto do investimento feito nos últimos anos em tecnologia, seja em infraestrutura, em equipamentos de uso diários, seja em sistemas. Esses encontros proporcionam a troca de experiências e de ferramentas que podem ser compartilhadas e desenvolvidas colaborativamente pelos tribunais brasileiros. São muito importantes e propiciam uma evolução da Justiça brasileira, buscando que ela seja, de fato, célere, eficiente e próxima da população", afirmou.

not-premiacao-LeitePraca-desDresch.jpg
O 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch (esq.), palestrou em painel sobre escolas judiciais (Crédito: Divulgação TJMG)

O 2º vice-presidente e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, palestrou, nesta quinta-feira (25/4), no painel sobre escolas judiciais, e tratou da missão educacional frente às novas tecnologias. “As escolas judiciais devem oferecer cursos para o aprimoramento e a integração de magistradas, magistrados, servidoras e servidores na automação, nas novas tecnologias, na digitalização e na robotização dos serviços do Poder Judiciário", disse.

Segundo ele, também foram apresentadas ferramentas desenvolvidas pelo TJMG, como o Sistema Assistente Virtual de Inteligência Artificial (Savia), o Sistema Assistente de Linguagem Simples (Salise), o Sistema de Orientação e Facilitação de Informações e Acessibilidade (Sofia) e o Sistema de Automação Robótica de Atermação (Sara).

Magistradas, magistrados e representantes dos Tribunais de Justiça de Minas Gerais, São Paulo (TJSP), Santa Catarina (TJSC), Pernambuco (TJPE), Rondônia (TJRO), Rio Grande do Sul (TJRS), Amazonas (TJAM), Bahia (TJBA), Paraná (TJPR) e Piauí (TJPI) participam do 11º Enastic, assim como especialistas e executivos da área de tecnologia.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial