Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa do Seminário "Minha Vida Fora do Acolhimento"

Evento tratou de políticas públicas direcionadas a jovens de 12 a 18 anos


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Not-Seminario-fora-do-acolhimento.desaBirchal-jpg.jpg
Encontros como esse, na avaliação da desembargadora Alice de Souza Birchal, são fundamentais para ampliar a rede de acolhimento (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Alice de Souza Birchal, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, durante a solenidade de abertura do Seminário "Minha Vida Fora do Acolhimento", realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) nesta quinta-feira (21/3).

O evento, que segue até esta sexta-feira (22/3), aborda o tema "A Transição dos Jovens que Deixam os Serviços de Cuidados Alternativos" e tem como objetivo a promoção de discussões sobre políticas públicas direcionadas a jovens de 12 a 18 anos.

O seminário é organizado pelo Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e pelo Instituto Geração Amanhã e reúne adolescentes que se encontram em acolhimento, especialistas, estudiosas e estudiosos sobre o tema, com representantes de 20 estados, mais de 140 cidades brasileiras e de cinco países – Argentina, Inglaterra, México, Paraguai e Portugal.

A superintendente da Coinj, desembargadora Alice de Souza Birchal, ressaltou a importância de se discutir a situação de crianças e adolescentes, especialmente os que estão em situação de acolhimento.

“A gente tem que comemorar esse tipo de evento, muito sério, com presença de pessoas que lidam diretamente com o acolhimento infantil e juvenil. É importante para que a gente possa refletir sobre o tema e ampliar a rede de acolhimento”, disse.

Not-Seminario-fora-do-acolhimento.drPoianel-jpg.jpg
Juiz José Roberto Poiani entrevistou jovem já atendido pelo serviço de acolhimento (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Programação

No seminário "Minha Vida Fora do Acolhimento" estão sendo abordados temas como “Desafios e boas práticas no processo de desacolhimento”; “Os desafios da adolescência no acolhimento e processo de transição para a saída”, além do compartilhamento de estudos e pesquisas sobre jovens egressos no Brasil.

Nesta quinta-feira (21/3), o juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia, José Roberto Poiani, e um jovem que foi atendido pelo serviço de acolhimento durante toda a infância e a juventude participaram de uma palestra.

"É importante ouvir um egresso do sistema de acolhimento compartilhando a experiência, os desafios que encontrou no pós-acolhimento, com quem ele pôde contar e como está a sua vida hoje", disse o magistrado.

No encerramento do evento, nesta sexta-feira (22/3), será realizada uma apresentação da Orquestra Jovem do TJMG.

Presenças

Também participaram da abertura do seminário o juiz da Vara Cível da Infância e Juventude de Belo Horizonte, José Honório de Rezende; o juiz titular da 2ª Vara Cível da Infância e da Juventude de BH, Marcelo Augusto Lucas Pereira; e o juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de Juiz de Fora, Ricardo Rodrigues de Lima; além de autoridades de instituições como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG).

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial