Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cejusc da Comarca de Montes Claros realiza seu primeiro casamento comunitário

Cerimônia fez a conversão da união estável de 14 casais


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not--Casamento--Comunitario--MOC-1.jpeg
A juíza Rozana Silqueira Paixão (centro) com o videomaker Felipe Batista Chaves, o fotógrafo Mateus Soares, a cerimonialista Iara Veloso, o juiz de Paz Heitor Machado Martins de Menezes e o saxofonista Isaque Emanuel ( Crédito : Gabrielle Gares Lacerda Leite / Divulgação )

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Montes Claros, no Norte do Estado, proporcionou a 14 casais a conversão gratuita de suas uniões estáveis em casamento civil. O evento, realizado no dia 6/5 no Fórum Gonçalves Chaves, foi a primeira ação do tipo na Comarca.

Not--Casamento--Comunitario--MOC-2.jpeg
A juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Montes Claros, Rozana Silqueira Paixão (centro), com os casais participantes do casamento comunitário ( Crédito : Gabrielle Gares Lacerda Leite / Divulgação )

A iniciativa do Cejusc, denominada “Casa Comigo”, recebeu cerca de 140 pessoas e contou com o apoio do Cartório de Registro Civil, do Rotary Clube Leste, além de magistradas, magistrados, servidoras e servidores, além de voluntárias, voluntários e empresas de eventos.

Not--Casamento--Comunitario--MOC-3.jpeg
A juíza Rozana Silqueira Paixão (centro) com a equipe do Cejusc da Comarca de Montes Claros ( Crédito : Felipe Batista Chaves / Divulgação )

A juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Montes Claros, Rozana Silqueira Paixão, ressaltou que “a família é a base da sociedade e tem especial proteção do Ordenamento Jurídico, sendo o núcleo no qual encontramos comportamentos e sentimentos de respeito, amor, amizade, confiança e solidariedade”.

Segundo a magistrada, o evento foi histórico, “não apenas na vida dos casais, mas na Comarca de Montes Claros, já que que é o primeiro casamento comunitário celebrado no Salão do Júri”.

Not--Casamento--Comunitario--MOC-4.jpeg
O oficial de Justiça Cláudio Teixeira Almeida, o juiz de Direito titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Montes Claros, João Adilson Nunes Oliveira, a juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Montes Claros, Rozana Silqueira Paixão, a presidente do Rotary Club de Montes Claros Leste, Irany Maria Gomide Miranda, e as integrantes do Rotary Club de Montes Claros Leste Felicidade Tupinambá e Anielly Costa ( Crédito : Felipe Batista Chaves / Divulgação )

Cejusc

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos. 

Os serviços dos Cejuscs, como os casamentos comunitários e a facilitação de acesso aos serviços documentais, estão previstos na Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Cejusc da Comarca de Montes Claros foi instalado no dia 10 de fevereiro de 2015, por meio da publicação da Portaria Conjunta nº 392/PR/3VP/CGJ/2015, e está localizado na Rua  Raimundo Penalva,  70, no Bairro Vila Guilhermina, em Montes Claros. Seus canais de atendimento são o telefone (38) 3229-1344 e o e-mail “cejusc.mcl@tjmg.jus.br".

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial