Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Divulgação da Carta de Palmas marca encerramento do 93º Encoge

O corregedor e presidente eleito do TJMG, desembargador Corrêa Junior, participou do evento


- Atualizado em Número de Visualizações:

A divulgação da Carta de Palmas marcou o encerramento do 93º Encontro Nacional de Corregedores-gerais da Justiça do Brasil (Encoge), realizado entre os dias 24/4 e 25/4 pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). O evento teve a participação do corregedor-geral de Minas, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, eleito presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2024/2026.  Na quinta-feira (25/4), o corregedor-geral foi homenageado por colegas em sua despedida do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE).   

not-93encoge-rondinelli.jpg
Encontro foi encerrado com a divulgação da Carta de Palmas, com nove propostas que abordam temas como demandas repetitivas ecombate a litígios ( Crédito : Rondinelli Ribeiro/TJTO )

Também pelo TJMG, participam do evento, aberto na quarta-feira (24/4), o superintendente adjunto de Planejamento da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justiça, juiz Marcelo Fioravante; o juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes; e a juíza auxiliar da Corregedoria-geral de Justiça, Marixa Fabiane Lopes Rodrigues.  

Carta

A Carta de Palmas divulgada ao final do Encontro é um protocolo de intenções que traz dispositivos e normas a serem seguidos por todas as Corregedorias-gerais de Justiça do país. O próximo passo será o encaminhamento da Carta de Palmas à Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Aprovado por unanimidade, o documento traz nove propostas elaboradas a partir das oficinas que abordaram temas como demandas repetitivas; Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais do Tocantins (Gise); diagnóstico e combate de litígios; e efetividade dos institutos de desjudicialização.

Algumas das propostas apresentadas foram incentivar os tribunais de justiça a encaminharem projetos de lei, regulamentando os emolumentos para conciliação e mediação extrajudiciais e estimular o fortalecimento a rede de informação, os Centros de Inteligência e os Núcleos de Monitoramento do Perfil de Demandas  (Numopede's), como importantes instrumentos de colaboração interinstitucional para a identificação e o tratamento das demandas repetitivas e predatórias.

Confira a íntegra da Carta de Palmas

Not---ENCOGE-2504-1.jpg
Na quinta-feira (25/4), o corregedor-geral e presidente eleito do TJMG para a gestão 2024/2026, desembargador Corrêa Junior, foi homenageado por colegas em sua despedida do CCOGE (Crédito: Elias Oliveira/ TJTO)

Agradecimentos

A anfitriã do 93º Encoge, corregedora-geral de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, agradeceu a presença de todos e reforçou o convite para a 94ª edição, que acontecerá em novembro, em Manaus (AM), conforme aprovação dos participantes do encontro.

"Desafio é desafio, medo dá, mas o que vamos lucrar lá na frente é o que vale a pena para termos um Judiciário cada vez mais fortalecido. Foi um imenso prazer recebê-los aqui, em nossa casa, no Tocantins, para conhecer a realidade de cada e nos encontramos no próximo Encoge, em Manaus", disse a desembargadora.

O presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), desembargador Jomar Fernandes, corregedor do Amazonas, ressaltou que O 93º Encoge foi um grande sucesso. “A desembargadora Maysa coordenando todos os trabalhos, nos surpreendeu, nada saiu errado, e os temas que aqui foram abordados vão ser de extrema importância, não só para as Corregedorias, mas também para todo o Poder Judiciário do Brasil. Para nós, é uma grande satisfação estarmos aqui. Estar e saber que estamos colaborando para que a justiça seja entregue a todos os cidadãos brasileiros”, afirmou.

Fórum Nacional Fundiário

A desembargadora Maysa Vendramini Rosal, titular da Corregedoria da Corte tocantinense, preside, nesta sexta-feira (26/4), a 5ª Reunião do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais da Justiça. Esta será a primeira reunião conduzida pela desembargadora na condição de presidente do Fórum Nacional Fundiário - cargo para o qual foi eleita na última quarta-feira (24/4) como a primeira mulher à frente do Fórum. No final do evento, será apresentada a Carta da 5ª Reunião do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais da Justiça.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial