Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comitê de Governança participa de 2ª Reunião de Análise Estratégica

Encontro tratou de metas e iniciativas para 2024 no TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-1---Reuniao-DEPLAG.jpg
Comitê de Governança e Gestão Estratégica do TJMG examinou metas, projetos e iniciativas que deverão ser concretizados no ano de 2024 (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O Comitê de Governança e Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nesta segunda-feira (15/4), a segunda Reunião de Análise Estratégica (RAE) de 2024. O encontro, que objetiva o monitoramento do Planejamento Estratégico no sexênio 2021-2026, se concentrou na inclusão, revisão, suspensão e exclusão de metas.

Foram mantidas como prioritárias as diretrizes instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, ocorrido em dezembro de 2023, e metas institucionais. Também foi destacado pelo grupo que, com a eleição de novos dirigentes, a comissão de transição deverá acompanhar as deliberações e revisar o que ficar estabelecido.

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, conduziu os trabalhos, representando o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. Em seguida, o responsável pela Diretoria de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag), João Victor Silveira Rezende, abordou as metas vigentes no momento, as correções realizadas no planejamento e apresentou um estudo sobre a hierarquização dos pontos a valorizar futuramente.

Not-6--Reuniao-DEPLAG.jpg
O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, salientou a importância de a comissão de transição ter acesso ao planejamento estratégico (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Para o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas, a apresentação permitiu o debate entre os integrantes e conclusões proveitosas para avanços no cumprimento da missão institucional do TJMG e das exigências fixadas para todas as cortes de Justiça do País. Segundo ele, os debates também poderão ser de utilidade para os membros da Direção que serão eleitos para o biênio 2024-2026.

“Uma instituição tão complexa e grande como o Tribunal de Justiça precisa definir quais são as metas. Primeiro, devemos atender às metas nacionais do CNJ, examinar o caminho que nós estamos percorrendo para atendê-las e a eficácia desses esforços. Em segundo lugar, há que analisar metas institucionais e recepcionar as novas iniciativas, que podem eventualmente gerar outras metas a serem implementadas no Tribunal”, afirmou.

De acordo com o 1º vice-presidente, é fundamental um monitoramento de cada elemento do planejamento e da execução da gestão, acompanhada da contínua reflexão sobre os modos de alcançar os objetivos estipulados. “Nosso caminho precisa ser percorrido de forma segura. A reunião foi importante para podermos conhecer que metas devem ser excluídas, suspensas ou revistas. Pudemos refletir também sobre o possível ingresso de metas institucionais locais e de novas iniciativas. Isso tudo deve ser discutido, sob pena de tornar mais complicado o controle mais efetivo sobre se o Tribunal está atendendo às metas nacionais e também às que ele próprio criou”, disse.

Not-5---Reuniao-DEPLAG.jpg
O diretor da Deplag, João Victor Rezende, apresentou metas a serem executadas neste ano e que envolvem diversas áreas do TJMG (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Para o titular da Deplag, João Victor Rezende, a segunda Reunião de Análise Estratégica possibilitou a ênfase no que deve ser realizado nos próximos meses. “A primeira reunião foi em 21/3, e trouxemos os resultados de 2023. Nós ainda não tínhamos apresentado o portfólio para 2024. O planejamento estratégico do Tribunal é muito eclético e abrangente. Praticamente todas as áreas estão contempladas, e ficamos felizes de receber a aprovação do Comitê para esse conjunto de metas, projetos e iniciativas”, disse.

Estiveram presentes o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Luís Dresch; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; a juíza auxiliar da Presidência Marcela Maria Pereira Amaral Novais; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Marcus Vinícius Mendes do Valle; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Marcelo Rodrigues Fioravante; o diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segove), Guilherme Augusto Mendes do Valle; o diretor executivo de Finanças e Gestão Orçamentária (Dirfin), Eduardo Antônio Codo Santos; a diretora da Secretaria de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (Seplan), Bruna Eduarda Medeiros de Sousa; o titular da Diretoria Executiva da Atividade Correcional, Ricardo de Freitas Reis (Dircor); a assessora do Serviço de Apoio ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Seanup) Mariana Horta Petrillo; as assessoras técnicas da Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional (Asplag) Camilla Rafaella Alves Maia, Dalila Saurine Cunha Petraconi e Giovana Álvares de Moura; a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj), Priscila Pereira de Souza; o gerente do Centro de Informação para Gestão Institucional (Ceinfo), Luís Cláudio de Souza Alberto; e a coordenadora do Núcleo de Gestão de Projetos (Nugepro), Kátia Alves Sampaio.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial