Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG visita instalações do prédio "Rainha da Sucata"

Edifício será a nova sede da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, visitou, nesta terça-feira (26/3), as instalações do Edifício Tancredo Neves – conhecido como "Rainha da Sucata" –, na Praça da Liberdade, futura sede da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG.

Not-pres.JoseArthur-visitaRainha-da-Sucata.jpg
Presidente José Arthur Filho visitou o Rainha da Sucata acompanhado do juiz auxiliar da Presidência e responsável pela Dengep, João Luiz Nascimento de Oliveira, e da servidora Cláudia Elias (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A visita foi acompanhada pelo juiz auxiliar da Presidência e responsável pela diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), João Luiz Nascimento de Oliveira; pela coordenadora da Dengep, Patrícia Mara Souza da Silva; e pela servidora Cláudia Elias, que atua no TJMG Cultural.

O prédio em estilo pós-moderno foi projetado pelos arquitetos mineiros Éolo Maia e Sylvio de Podestá e inaugurado em 1990. Ele pertence ao Estado de Minas Gerais e foi vinculado oficialmente ao TJMG em novembro do ano passado, por meio da assinatura de um Termo de Vinculação. O documento foi formalizado no período em que o presidente José Arthur Filho assumiu interinamente o cargo de governador.

Com três andares e um teatro de arena, a edificação será adaptada para, em breve, receber os jovens que integram a orquestra e o coral do Judiciário estadual.

Segundo o presidente José Arthur Filho, serão feitas algumas adaptações, como em relação à acústica, para que a orquestra possa ensaiar e os jovens estudar os instrumentos. "Poderemos trazer mais jovens, aproximando-os cada vez mais da sociedade. É o Tribunal em prol da coletividade, mostrando que não é só julgar processos, também é cultura, fomentando a arte”, disse.

Ele ressaltou a importância do uso do Rainha da Sucata pelo projeto social da Corte mineira, em meio a outras edificações históricas que formam o Circuito Cultural: "São 450 jovens atendidos pelo projeto do TJMG e que ganham uma nova visão de vida por meio da música e do canto. É um projeto social muito importante, de acolhimento, de arte, de música, de intelectualidade e de beleza. É um presente para o Tribunal e para os mineiros poder ocupar esse espaço e passar a fazer aqui grandes apresentações, potencializando a Praça da Liberdade e o Circuito Cultural."

Not-pres.JoseArthur-visitaRainha-da-Sucata1.jpg
Rainha da Sucata será adaptado para receber a Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do TJMG ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

Para o juiz auxiliar da Presidência e responsável pela Dengep, João Luiz Nascimento de Oliveira, a nova sede da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil representa um importante passo para o TJMG, ampliando a capacidade de atendimento do projeto.

"É um orgulho para nós do Tribunal. É um projeto encantador. Vemos com muito otimismo a criação de um espaço de excelência para a orquestra. Será uma referência para outros programas culturais, e isso nos traz muita alegria, uma sensação de recompensa pelo trabalho realizado", afirmou. 

Projeto

O Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem do TJMG foram criados em 2011, atendendo, inicialmente, 20 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são mais de 400 participantes. Os integrantes, em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 6 e 18 anos, vivem em abrigos e comunidades de Belo Horizonte e da Região Metropolitana.

Os jovens que participam do projeto têm aulas de iniciação musical, canto coral, prática de orquestra, percussão e instrumentos variados, como viola, violão, violoncelo, flauta, piano e teclado. O objetivo da iniciativa é educar por meio de metodologias que promovam o desenvolvimento artístico e humano.

A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil passaram a integrar o TJMG Cultural, coordenado pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), programa que busca aproximar o Judiciário mineiro da sociedade, por meio de eventos artísticos, literários, culturais e de lazer.