Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa da solenidade de posse da nova comissão executiva do Cocevid

Evento foi realizado na sede da Associação dos Magistrados Brasileiros


- Atualizado em Número de Visualizações:

A juíza titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Teófilo Otoni, Bárbara Livio, representou a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Evangelina Castilho Duarte, na solenidade de posse da comissão executiva do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid) para o ano de 2024. O evento foi realizado na sede da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em Brasília.

Not---solenidade-de-posse-cocevid.jpg
Solenidade de posse da comissão executiva do Cocevid foi realizada na sede da AMB (Crédito: Divulgação)

A nova comissão, eleita em novembro de 2023, tem como presidente o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) Álvaro Kálix Ferro; como vice-presidente a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) Nágila Sales Brito; como primeira secretária a juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) Teresa Germana Lopes de Azevedo; como segunda secretária a juíza do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) Teresa Cristina Cabral Santana; como tesoureira a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) Maria das Graças Pessoa Figueiredo; como suplente da 1ª secretaria a juíza do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) Ana Graziela Vaz de Campos Alves Côrrea; e como suplente da 2ª secretaria a juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) Cirlene Maria de Assis.

Na eleição de novembro do ano passado, foram escolhidas também as cortes estaduais que seriam responsáveis pelas comissões do Cocevid. O TJMG, por meio da Comsiv, integra a Comissão de Projetos e Boas Práticas ao lado do TJAM, do Tribunal de Justiça Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). 

Not---Solenidade-de-posse-cocevid1.jpg
Desembargador do TJRO Álvaro Kálix Ferro, novo presidente do Cocevid, com a juíza Bárbara Livio (Crédito: Divulgação)

A juíza titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Teófilo Otoni, Bárbara Livio, ressaltou que a nova comissão executiva do Cocevid ratifica o compromisso do Poder Judiciário brasileiro com o combate à violência contra a mulher "por meio da institucionalização das políticas públicas, da troca de experiências da educação judicial e do apoio da magistratura por meio das coordenadorias”.

A magistrada desejou uma profícua gestão aos integrantes da nova comissão e agradeceu à ex-presidente do Colégio, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) Ana Lúcia Lourenço, pelo trabalho realizado à frente do Cocevid.