Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TRE-MG recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Desembargador Octavio Boccalini recebeu título de cidadão honorário e Medalha da Ordem do Mérito Legislativo


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Titulo-de-Cidadao-Honorario-Assembleia-ao-Des-Octavio-Boccalini_3.jpg
Homenagem foi realizada em Reunião Especial na ALMG ( Crédito : Elizabete Gumarães/ALMG )

O desembargador Jayme Silvestre Corrêa Camargo, integrante da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na segunda-feira (18/3), na cerimônia de entrega do título de Cidadão Honorário do Estado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini.

A homenagem, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi feita por indicação da deputada estadual Maria Clara Marra e acompanhada por diversas desembargadores, desembargadores, juízas, juízes, parlamentares e demais autoridades.

O presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, tornou-se cidadão honorário do Estado por meio da Resolução 5.616, de 22 de fevereiro de 2024. 

O título foi formalizado com a entrega de uma placa. O desembargador recebeu, ainda, a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

O desembargador Jayme Silvestre Corrêa Camargo afirmou que sua participação na solenidade, representando o presidente José Arthur Filho, "demonstra o ótimo relacionamento existente entre o Tribunal estadual e o Tribunal Regional Eleitoral mineiro. "Vale lembrar que o homenageado, o desembargador. Octavio Augusto de Nigris Boccalini, compõe o Tribunal de Justiça mineiro”, disse.

Not---Titulo-de-Cidadao-Honorario-Assembleia-ao-Des-Octavio-Boccalini._1.jpg
A deputada Maria Clara Marra, o desembargador Octavio Boccalini, o deputado Tadeu Martins Leite e o desembargador Corrêa Camargo, na mesa de honra da solenidade ( Crédito : Reprodução Internet )

Homenagem

A deputada Maria Clara Marra, autora da homenagem, disse que o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini contribuiu para a modernização da justiça mineira. Afirmou ainda que o magistrado, nascido em São Paulo (SP), tornou-se agora “um mineiro de Minas e das Gerais”.

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, que conduziu a cerimônia, destacou a importância para a democracia do trabalho do desembargador Boccalini, marcado por “decisões sempre firmes e humanas, em prol de toda a sociedade”.  Emocionado, o magistrado agradeceu a homenagem e afirmou: “São Paulo me deu vida. Minas me deu propósito”.

Currículo

Paulistano e radicado em Minas Gerais há 30 anos, Octavio Boccalini ingressou na magistratura mineira em 1993, tornando-se desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 2014. Desde junho de 2023, ele preside o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Ele atuou também como juiz presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral de Belo Horizonte em 2008, tendo sido eleito para a Corte Eleitoral pela primeira vez em 2020. Foi ainda vice-presidente e corregedor regional eleitoral do tribunal mineiro e, em janeiro deste ano, foi eleito presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. Esta é a primeira vez que um presidente do TRE-MG preside o colegiado.

Mesa de honra

A mesa de honra da sessão especial da ALMG foi composta pelo desembargador do TJMG Jayme Silvestre Corrêa Camargo; pelo presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz; pelo juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, representando o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6); pelo presidente da ALMG, deputado estadual Tadeu Martins Leite; pela deputada estadual Maria Clara Marra; e pela delegada da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Maria Alice Faria, representando a PCMG.

Estiveram presentes também os desembargadores do TJMG Carlos Henrique Perpétuo Braga, que atua como desembargador substituto do TRE-MG, Maurício Torres Soares, Pedro Bernardes de Oliveira e Rogério Medeiros Garcia de Lima; o vice-presidente do TRE-MG e corregedor regional eleitoral, desembargador Ramom Tácio de Oliveira; o desembargador federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes; a juíza do TRE-MG Patrícia Henriques Ribeiro; os juízes do TRE-MG Cássio Azevedo Fontenelle e Marcos Lourenço Capanema; o procurador regional eleitoral, José Jairo Gomes; o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (EJEMG), desembargador Joemilson Donizetti Lopes; a juíza auxiliar da presidência do TRE-MG, Roberta Fonseca; o juiz auxiliar da vice-presidência do TRE-MG e da corregedoria regional, Paulo Roberto Ferreira; o juiz federal Guilherme Mendonça Doehler; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; a vice-presidente da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto; e a diretora-geral do TRE-MG, Cassiana Lopes Viana.

* Com informações do TRE-MG e da Amagis

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial