Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Intervalo Cultural traz coral da Amagis ao TJMG

Semana teve duas edições em homenagem aos servidores


- Atualizado em Número de Visualizações:

Cumprindo a proposta de introduzir leveza, descontração e a experiência da fruição artística, o Programa Intervalo Cultural do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) levou ao saguão do Edifício Sede, nesta quinta-feira, 26 de outubro, o Coral da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). O evento é parte das celebrações comemorativas da Semana do Servidor, que está sendo realizada de 23 a 27 de outubro.

quarta-cultural-02.jpg
Coral da Amagis foi o convidado do segundo Intervalo Cultural da semana

O grupo vocal é formado por magistrados, servidores do Tribunal de Justiça, funcionários da Amagis e outros apaixonados por música sem vínculo com o Judiciário, sob a regência do maestro Marco Antônio Moreira da Silva. As peças foram acompanhadas ao teclado pelo pianista Gabriel Oliveira.

 

Entre os ouvintes, estavam o desembargador Maurício Torres Soares, presidente da Amagis, o desembargador Raimundo Messias Júnior, servidores, funcionários do TJMG e profissionais do Direito que passavam pelo local.

quarta-cultural-01.jpg
Coral cantou nove peças, entre obras eruditas e populares

Na apresentação de hoje, o repertório executou obras de apelo junto ao público: “Cantate Dominum”, de Georg Frederic Haendel; “Panis Angelicus”, do belga Cesar Franck, que utilizou letra de hino eucarístico de Santo Tomás de Aquino; e “Ave Verum”, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, uma das peças religiosas mais conhecidas do compositor, junto com o Requiem, tiveram interpretação acompanhada.

 

Foram cantadas a cappella, isto é, sem auxílio de instrumentos, "Ave Maria", do compositor renascentista da escola franco-flamenga Jacques Arcadelt; “Swing Low” e “Steal Away”, negro spirituals; “Vira Virou”, da dupla brasileira Kleiton e Kleidir; “Jesus, alegria dos homens”, de Johann Sebastian Bach; e “Va Pensiero”, da ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi, um canto de exilados com reminiscências bíblicas que, apesar da distância histórica que separava o episódio da situação de então, se tornou símbolo da unificação italiana.

 

O programa Intervalo Cultural aproveita o horário do almoço para movimentar os espaços ocupados pela Justiça estadual com atividades artísticas. Neste ano, já foram promovidos shows de música popular brasileira, concertos eruditos com solistas e orquestrais.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial