Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Tribunal de Justiça faz homenagem a magistrados aposentados

Durante a solenidade, desembargadores e juízes foram condecorados pelos serviços prestados


- Atualizado em Número de Visualizações:

Os magistrados que se aposentaram no período de junho do ano passado a junho deste ano foram homenageados hoje, 11 de agosto, em sessão solene realizada na Unidade Goiás, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade reuniu os homenageados, desembargadores, juízes, autoridades, amigos e familiares.

 

Foram condecorados na solenidade os desembargadores José Antonino Baía Borges, Vanessa Verdolim Hudson Andrade, Rogério Alves Coutinho e Márcia De Paoli Balbino. Também receberam a condecoração os juízes Edson Andersen Magalhães Longuinhos, Márcio Silva Cunha, João Elias da Silveira, Maurício Pinto Coelho Filho, Antônio Belasque Filho, Juarez Morais de Azevedo e Juarez Raniero.

 

Os juízes José Armando Pinheiro da Silveira, Timóteo Yagura, Lúcia Regina Vertuan Freschi Landgraf, Neuza Maria Guido, Iandára Peixoto Nogueira e Wagner Guerreiro não puderam comparecer à cerimônia e, portanto, receberão a condecoração posteriormente.

 

Saudação

 

A saudação oficial aos desembargadores e juízes homenageados foi feita pelo desembargador Antônio Carlos Cruvinel, da 3ª Câmara Criminal. O magistrado falou sobre a iniciativa do Tribunal de homenagear os aposentados pelos relevantes serviços jurisdicionais prestados e pela colaboração efetiva para o engrandecimento do Tribunal. “Estamos a cultuar a vida de trabalho de cada um dos homenageados”, disse. Ele afirmou que todos apresentam um currículo extenso de trabalho dedicado à magistratura mineira, sóbrio, longe do autoritarismo, flexível e com o objetivo de bem servir.

 

O desembargador afirmou ainda que a vida profissional de cada homenageado é um exemplo a ser seguido. “Espera-se que todos os senhores não abandonem o barco do saber e do mundo jurídico. Estão todos aptos a contribuir em outras facetas da vida jurídica.”

 

História

 

Durante a solenidade, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, também falou aos homenageados, ressaltando o caráter singular e especial do dia marcado para o reconhecimento do trabalho prestado. “O que confere o caráter único a esta data e a este evento não é o fim a que se destina em si, mas sim as pessoas homenageadas, que são ímpares, notáveis, e que não só fazem parte da história do Judiciário Mineiro, como foram efetivos agentes de construção dessa grandiosa história”, afirmou.

 

O presidente destacou que o reconhecimento pelos anos de trabalho frutífero não era apenas do Tribunal, mas de toda a sociedade. E afirmou que a aposentadoria, na verdade, não é um fim, mas o início de um novo ciclo. “Gostaria de aproveitar a rica oportunidade para renovar, de maneira expressa e sincera, nossa mais profunda e respeitosa manifestação de estima aos homenageados, cujas carreiras são, para todos nós, verdadeiro exemplo de seriedade, trabalho e compromisso.”

 

Constituição

 

O juiz Juarez Morais de Azevedo discursou em nome dos homenageados. Ele falou que os magistrados que se aposentaram encerraram sua missão formal na magistratura mineira. “Digo que encerraram formalmente porque, para todos nós, o compromisso com a Justiça, com as garantias individuais, com a liberdade, com a Constituição e com a busca da verdade não se encerra nunca. Fazemos dessas questões nosso compromisso de vida”, disse. O magistrado lembrou que cada homenageado procurou honrar os pilares da Justiça em cada uma das sentenças proferidas, nas incontáveis audiências e nas decisões tomadas.

 

O juiz falou ainda sobre a busca por lutar o bom combate, permanecer do lado da virtude, da ética, da moral, dos anseios da comunidade e, principalmente, do lado da lei e da Constituição. “Hoje, na distância marcada pela experiência acumulada, sabemos que buscamos sempre o melhor caminho, que não pecamos por omissão, que não nos afastamos de nossos princípios e de nossas obrigações.”

 

O magistrado finalizou seu discurso falando do orgulho de saber que o Poder Judiciário está fazendo a sua parte e que cada um dos magistrados aposentados também fez a sua. “Cumprimos nossa missão, empregamos nossos melhores esforços. Cada um dos magistrados deixou o seu legado e o seu exemplo. Deixamos agora o bastão para as gerações futuras, esperando que aperfeiçoem nossa luta e que honrem os nossos esforços”, afirmou.

 

Mesa de honra

 

Durante a solenidade de homenagem, compuseram a mesa de honra o presidente Herbert Carneiro; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto; o 2º vice-presidente, desembargador Wagner Wilson; o 3º vice-presidente, desembargador Versiani Penna; o presidente do Tribunal de Justiça Militar (TJM), juiz Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Maurício Torres Soares; o defensor público Rafael Lins, representando a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard; e o advogado Bady Curi Neto, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais, Antônio Fabrício Gonçalves.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial