Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Suporte do PJe volta a Barbacena e São João del-Rei

Equipe apoia implantação de novo sistema e acompanha comarcas


- Atualizado em Número de Visualizações:

Com o objetivo de acompanhar o desempenho do PJe-CNJ 1ª Instância nas comarcas de entrância especial, equipes de suporte e negócios da Gerência de Orientação dos Serviços Judiciais Informatizados (Gescom) retornaram às comarcas de Barbacena e São João del-Rei entre os dias 20 a 24 de junho.

 

O processo eletrônico é um sistema em evolução e sua implantação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está sendo concretizada por etapas. Com o retorno das equipes às comarcas de entrância especial, busca-se a revisão de procedimentos incorretos e que têm acarretado dificuldades no manuseio do sistema. O fato de a orientação ser presencial é outro fator importante para o aperfeiçoamento dos trabalhos.

 

Outro objetivo a ser alcançado com a ida das equipes de suporte às comarcas que já possuem o PJe é a coleta de informações para que um padrão único de trabalho seja elaborado. O fato de os servidores já estarem familiarizados com sistema vai contribuir para apresentação de sugestões, a partir do registro de ocorrências e apresentação de correções e acertos.

 

Portal de Serviços


A assistência também é prestada de forma remota, devendo as dúvidas ser encaminhadas através do Portal de Serviços de Informática ou pelo telefone 0800 600 9011. Após a chegada da solicitação, ela é classificada por nível de dificuldade para a elaboração da resposta.

 

As mais simples, que são maioria, são classificadas em 1º nível e são atendidas imediatamente. As de 2º nível são agrupadas em demandas de negócio ou de informática e são encaminhadas para a Gescom ou para a Gerência de Suporte à Operação (Geope), dependendo da especificidade da solicitação, para análise e resolução. As de 3º nível são perguntas consideradas mais complexas e são direcionadas para a Dirfor, que possui um núcleo com servidores aptos a resolvê-las.

 

Os retornos aos atendimentos de 2º e 3º níveis são inseridos numa base de conhecimento para dar suporte a chamados considerados complexos.

 

Pesquisa

 

O Tribunal de Justiça realiza pesquisas para avaliar a eficácia das ações desenvolvidas nas etapas de implantação do PJe: capacitação, suporte, operacionalidade do sistema, infraestrutura e divulgação das informações.


Com as informações colhidas, a Gescom orienta suas equipes que voltam às comarcas. Na página do PJe-CNJ 1ª Instância, na Rede TJMG, está disponível uma pesquisa voltada para a comarca de Montes Claros que terá a visita da equipe de suporte entre os dias 11 e 15 de julho.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial