Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG apresenta balanço da gestão em Juiz de Fora

Pedro Bitencourt Marcondes se reuniu com servidores da cidade e com juízes de comarcas da região


- Atualizado em Número de Visualizações:

“Uma gestão impessoal e profissional”, segundo o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, esses foram os princípios que o guiaram nos dois anos a frente da administração da Justiça Mineira. Em reunião na Comarca de Juiz de Fora, hoje, 17 de junho, ele apresentou as principais ações de sua gestão e disse que está satisfeito com os objetivos alcançados.

 
 
Além do presidente, estiveram presentes no encontro o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, a desembargadora Mônica Libânio, que foi juíza auxiliar da Presidência no início da atual gestão, a juíza auxiliar da Presidência Eveline Felix, três membros da próxima gestão: o presidente eleito, desembargador Herbert Carneiro, o 1º vice-presidente eleito, desembargador Geraldo Augusto, e o 2º vice-presidente eleito, desembargador Wagner Wilson, e o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Maurício Torres Soares. Eles foram homenageados pelos servidores, representados pela presidente e pelo vice-presidente da Comissão de Oficiais de Justiça de Juiz de Fora (Comjus), Marília Corrêa Lima Henriques e Valdir Rocha de Freitas.
 
 
Valdir Rocha, servidor do Judiciário há mais de trinta anos, parabenizou o presidente pela sua gestão participativa e pela implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe) e do canal de comunicação Fale com a Presidência. “Todos os servidores podem participar da administração, basta querer”, disse o oficial de Justiça, contando que ele mesmo utilizou o canal diversas vezes e que e sempre foi respondido.
 
 
O presidente agradeceu a presença dos servidores e disse que essa foi uma das mais significativas homenagens que ele já recebeu, por representar o reconhecimento do seu trabalho a frente da Instituição. Ele destacou que, durante a sua gestão, contou com a colaboração de muitos servidores, e aproveitou a oportunidade para congratular todos eles, homenageando a secretária especial da Presidência, Lúcia de Oliveira, a quem considera uma modelo de servidor público.
 
 
O juiz diretor do Foro, juiz Paulo Tristão Machado Júnior, ressaltou que a homenagem representa o reconhecimento do bom trabalho feito pela Administração e que a Justiça se faz com magistrados, servidores e todos os demais funcionários, que contribuem com o bom funcionamento do Poder Judiciário.
 
 
 Balanço
 
 
O presidente destacou a gestão estratégica que desenvolveu no TJ durante a sua gestão e apresentou as principais ações executadas. Ressaltou a importância de se elaborar o Planejamento Estratégico com ênfase em sua execução, com estabelecimento de metas e indicadores, e falou sobre a necessidade dar atenção à primeira instância.
 
Para o desembargador, o destaque de sua gestão foi a implantação do Processo Judicial eletrônico, nas 29 comarcas de entrância especial. Ele falou também de diversos outros projetos que visam à melhoria da prestação jurisdicional, como o Programa de Apoio Emergencial às Comarcas (Pae), a audiência de custódia, o banco de peritos, o Projeto Execução Fiscal Eficiente, a especialização de varas para a execução cível e fiscal, a criação do juiz leigo e do estagiário de pós-graduação e os projetos de teletrabalho e trabalho remoto. Destacou também o incentivo ao curso de gestão cartorária para magistrados, para que o juiz seja mais que um prolator de sentenças, seja um gestor da sua unidade judiciária, e, assim, contribua para a efetividade da Justiça.
 
 
O presidente já realizou reuniões para apresentar o balanço da gestão em Uberaba e Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro, e em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Na próxima semana, ele visita Montes Claros, no Norte de Minas. Em Juiz de Fora, participaram da reunião 46 magistrados de quatorze comarcas da região da Zona da Mata.
 
 
Nova gestão
 
 
O presidente eleito do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, falou sobre o trinômio “diálogo, compromissos e trabalho”, no qual pretende pautar a sua gestão à frente do TJMG. Ele disse dará conhecimento e irá implantar, a partir de sua posse, as 55 propostas de trabalho assumidas em sua campanha.
 
O desembargador Herbert Carneio elogiou a iniciativa do presidente Bitencourt Marcondes de ir às comarcas falar sobre os trabalhos executados na gestão. “Isto faz parte de uma postura nova, uma política sobre a qual o TJMG fez a opção e que pretendo dar prosseguimento, trabalhando com aquilo que o homem público deve mais prezar, a transparência.”
 
 
Ele falou da necessidade de magistrados e servidores serem valorizados e reconhecidos e de trabalharem em parceria. Reconheceu a importância de os juízes serem gestores e da gestão participativa.  
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial