Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Reunião do Núcleo Socioambiental discute estratégias de trabalho

Tribunal se prepara para implantar o Plano de Logística Sustentável (PLS)


- Atualizado em Número de Visualizações:

Os integrantes do Núcleo Socioambiental do TJMG se reuniram, na tarde de 23 de fevereiro, para discutir as estratégias de sustentabilidade que serão adotadas pela Instituição, para atender as exigências da Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 


O corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo, deu as boas vindas ao grupo, que se reuniu no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça. O encontro, mediado pela presidente do Núcleo Socioambiental, desembargadora Mônica Libânio, contou com a participação de 27 pessoas, entre diretores, assessores e servidores de diversas áreas da Instituição, empenhados na execução do Plano de Logística Sustentável (PLS).

 


O gerente do Centro de Informação para Gestão Institucional (Ceinfo) do TJMG, Dilmo de Castro Silva, apresentou a planilha com informações a serem prestadas ao CNJ. São dados relativos ao consumo e reciclagem de materiais, impressão de documentos e número de impressoras, consumo de energia elétrica e água, telefonia, vigilância, limpeza, combustível, veículos, correios, aluguéis, além de qualidade de vida no ambiente de trabalho, capacitação dos funcionários e da força de trabalho em educação socioambiental e em programas sobre qualidade de vida.

 


A secretária executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional, Daniela Arantes Corrêa, orientou a formação dos grupos executivos irão viabilizar as ações de implantação do PLS, conforme a Resolução 476/2015 do TJMG, levando em conta a atuação das diferentes áreas.

 


São quatro grupos executivos, que serão compostos pelos servidores titulares das unidades organizacionais: compras e contratações sustentáveis; racionalização do consumo de recursos naturais; racionalização do consumo de recursos administrativos; e qualidade de vida no ambiente de trabalho, comunicação e capacitação para sustentabilidade.

 


Formados os grupos, os participantes irão discutir propostas de trabalho, que serão apresentadas, no próximo mês, em nova reunião do Núcleo de Sustentabilidade.

 


No encerramento da reunião, a desembargadora Mônica Libânio agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância do trabalho do núcleo, assim como das Comissões de Apoio à Logística Sustentável (Calsus), que serão formadas em cada uma das comarcas, para dar suporte às ações de sustentabilidade. De acordo com a magistrada, tais ações serão benéficas tanto para o TJMG, quanto para a sociedade e o meio ambiente.

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG 
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial